Estratégias multiplataformas na comunicação televisual

estudo de caso dos telejornais da Rede Globo

Autores/as

Palabras clave:

comunicação, convergência midiática, Globoplay, multiplataforma, televisão

Resumen

O presente artigo busca apreender as mudanças nas relações de comunicação e formas de produção e consumo televisivo, pautados pelos conteúdos multiplataformas, possibilitados pelas tecnologias digitais das mídias contemporâneas. Ao se entender que há uma alteração no modo de consumir e produzir no que diz respeito à comunicação televisual em plena era da convergência midiática, observa-se que a fruição fora do fluxo televisivo passa a ser utilizada cada vez mais como forma de consumo audiovisual na contemporaneidade. O corpus da análise foi construído a partir da gravação na íntegra de um dia de exibição dos telejornais Bom dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo nas plataformas da TV ao vivo, no Globoplay desktop e mobile e nos sites dos telejornais do portal G1.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Henrique Sabino Caldas, UEMG

Doutorado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Monielly Barbosa do Carmo, UNESP

Mestranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. É membra do Grupo de Estudos Audiovisuais – GEA, Bauru, SP.

Citas

BRAGA, J. L. 2012. Interação como contexto da Comunicação. In Revista Matrizes. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. São Paulo, ECA/USP, 6(1): 25-42

CANNITO, N.G. 2009. A TV 1.5 – A televisão na era digital. São Paulo, SP. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo - ECA, 293 p.

CAZANI JÚNIOR, L. E. Da veiculação em fluxo contínuo para a disponibilização: o gancho na produção de sentido da Telenovela Avenida Brasil. 2016. 190f. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de Suzana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

LANDOWSKI, E. 2009. Interacciones arriesgadas. Tradução de Desiderio Blanco. Lima, Fondo Editorial, 128 p. (Obra original publicada em 2005).

LEÃO, L. Poéticas do ciberespaço. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.

MÉDOLA, A. S. L. D. Globo Media Center: televisão e internet em processo de convergência midiática. In: André Lemos; Christa Berger; Marialva Barbosa. (Orgs.). Livro da XIV COMPÓS - Narrativas Midiáticas Contemporâneas. Porto Alegre: Sulina, 2006.

. SILVA, S, E. Segunda tela e a reconfiguração das práticas comunicacionais no processo de fruição de televisão. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p.145-164, jan-mar 2015.

. CALDAS, C. H. S. Videoclipe em ambiente de convergencia midiática: regimes de interação e sentido. Revista CMC: Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v.10. 29, p. 121-141, set-jan 2013.

SCOLARI, C, A. Ecología de la hipertelevisión: complejidad narrativa, simulación y transmedialidad en la television contemporánea. In: SQUIRRA, S.; FECHINE, Y. (org.). Televisão digital : desafios para a comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2009.

TRINDADE, E., PEREZ, C. 2014. Dimensões do consumo midiatizado. In: Anais II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana – CONFIBERCOM, Braga, Portugal, 2014. Anais... GT 16 - Publicidade: p. 3109-3117.

VERÓN, E. Semiotica come sociosemiotica. Intervista a Eliseo Verón. In: SCOLARI, C.; BERTETTI,P. (eds). Mediamerica. Semiotica e analisi dei media a America Latina. Torino: Cartman Edizioni, 2007.

Publicado

2020-06-11

Cómo citar

CALDAS, C. H. S.; BARBOSA DO CARMO, M. Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 65–87, 2020. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/484. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.