TRANSMISSÃO MIDIÁTICA SIMULTÂNEA A UM EVENTO ESPORTIVO:
ANÁLISE DOS PAPEIS DA TELEVISÃO E DA INTERNET NA MEDIAÇÃO ESPORTIVA “AO VIVO”
Palabras clave:
Futebol, Internet, Televisão, Esporte, ComunicaçãoResumen
A presença da internet assombra a televisão em todos os tipos de conteúdo, do jornalismo à ficção, inclusive na transmissão esportiva “ao vivo”. O objetivo desta pesquisa é, portanto, comparar como a Rede Globo transmitiu o evento esportivo em “tempo real” na televisão e na internet a partir de uma tríade de parâmetros (político, material e temporal) propostos pela mediologia para cada um dos atos de transmitir. Verificou-se que a empresa define a transmissão televisiva como seu produto principal na cobertura esportiva do Campeonato. Para a internet, a Rede propôs utilizá-la como meio dependente e complementar à TV.
Descargas
Citas
CASETI, F; CHIO, F. Análisis de la television: instrumentos, métodos y práticas de investigación. Barcelona: Paidos, 1999.
CHALABY, J. The advent of the transnational TV format trading system: a global commodity chain analysis. Media, Culture & Society, London, v.37, nº 3, 460–478, 2015.
DEBRAY, D. Transmitir. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2000.
FECHINE, Y. Televisão e presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
GAGE, L. D. O filme publicitário. 2º Ed. São Paulo: Atlas, 1991.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
ROSS, S. Beyond the box: television and the internet. Malden: Blackwell Publishing, 2009.
SANTAELLA, L. Comunicação Ubíqua – Repercussões na cultura e educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SCANNEL, P. Television and the meaning of live. Cambridge: Polity Press, 2014.
SOLVOLL, M. Football on television: how has coverage of the Cup Finals in Norway changed from 1961 to 1995? Media, Culture & Society, London, v.38, nº 2, 141–158, 2016.
WHANNEL, G. Fields in vision: television sport and cultural transformation. London: Routledge, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .