Imersão Fractal: a experiência escapista em mundos virtuais e suas réplicas diegéticas

Autores/as

Palabras clave:

Experiência escapista, Imersão, Fractal, Mundos virtuais, Realidade Virtual

Resumen

O ressurgimento dos dispositivos de Realidade Virtual nos últimos anos fez crescer a frequência e intensidade de experiências imersivas no entretenimento digital. Diante do fato de que jogadores de videogame dedicam horas a este tipo de fruição, este estudo se debruça sobre a imersão para entender que artifícios a indústria tem utilizado para capturar a atenção do usuário durante períodos cada vez mais longos. Faremos uso do levantamento bibliográfico para compreendermos os mecanismos da imersão e análise narrativa de jogos eletrônicos para pontuarmos um desdobramento desta experiência, que aqui intitulamos imersão fractal.

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Biografía del autor/a

Karla Patriota Bronztein, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Nathan Nascimento Cirino, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.

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Publicado

2017-08-29

Cómo citar

PATRIOTA BRONZTEIN, Karla; NASCIMENTO CIRINO, Nathan. Imersão Fractal: a experiência escapista em mundos virtuais e suas réplicas diegéticas. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 131–145, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/300. Acesso em: 24 nov. 2024.