Narrativas, branding e consumo: um supersistema de intertextualidade transmídia brasileiro

Autores/as

  • Rafael Jose Bona FURB e UNIVALI

Palabras clave:

intertextualidade transmídia, Narrativa, branding, consumo, Os Trapalhões.

Resumen

Um dos primeiros estudos sobre transmídia é proveniente de Kinder, de 1991, ao constatar que as narrativas dos desenhos animados, veiculados na televisão dos EUA, eram construídas de forma hipertextual. Para este fenômeno, Kinder concebeu o conceito de intertextualidade transmídia. Nessa mesma época, no Brasil, pode-se afirmar que Os Trapalhões, grupo de humoristas formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, contribuiu para um supersistema transmídia brasileiro, por estar presente em diferentes plataformas de mídia. Foi dentro desse contexto que surgiu o objetivo deste trabalho: analisar os produtos de mídia derivados da televisão, como o cinema e os quadrinhos, de Os Trapalhões, a partir do conceito de intertextualidade transmídia proposto por Kinder. Os resultados constatam que esse fenômeno incentivava o consumo de suas obras, de outras narrativas de mídia e de produtos que levavam a marca do grupo e reforçavam as estratégias de branding do quarteto.

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Biografía del autor/a

Rafael Jose Bona, FURB e UNIVALI

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2016), com ênfase em Cinema e Audiovisual, Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2007) e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FURB, 2002). Atualmente é docente na área de Comunicação Audiovisual da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí e da FURB - Universidade Regional de Blumenau. Integrante dos grupos Monitor de Mídia (UNIVALI/CNPq) e Comunicação Midiática (FURB/CNPq). Atua em pesquisas sobre intertextos de mídia e consumo com estudos direcionados para o audiovisual, quadrinhos e publicidade.

Citas

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ZECA gibis. Disponível em: http://zecagibis.blogspot.com.br, acessado em 31 jul. 2016.

Publicado

2017-12-18

Cómo citar

BONA, Rafael Jose. Narrativas, branding e consumo: um supersistema de intertextualidade transmídia brasileiro. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 168–183, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/290. Acesso em: 14 nov. 2024.

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