FANFICTION E FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA: PRÁTICAS DA CULTURA PARTICIPATIVA EM MALHAÇÃO

Autores/as

  • Wesley Pereira Grijó UFSC
  • Taluana Panizza UFSC

Palabras clave:

Fanfiction, Malhação, Cultura participativa

Resumen

O estudo tem como objetivo analisar as fanfictions de Malhação - Sonhos, visando conhecer as experiências narrativas realizadas pelos fãs e como estas dialogam a narrativa original. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e coleta de dados realizada em comunidade online por meio da pesquisa documental. As informações coletadas são estudadas a partir de procedimentos inspirados na Análise de Conteúdo. Nos resultados, percebe-se a liberdade do fã para expandir a narrativa televisiva a partir de seu ponto de vista, focando principalmente nas personagens com as quais mantém vínculo afetivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wesley Pereira Grijó, UFSC

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Núcleo de Audiovisual, Imagens técnicas e Práticas socioculturais (CNPq/UFSM), através do qual

Taluana Panizza, UFSC

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen. Integrante do Núcleo de Audiovisual, Imagens técnicas e Práticas socioculturais (CNPq/UFSM).

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORELLI, S. H. Telenovelas brasileiras: balanços e perspectivas. São Paulo em perspectiva, v. 15, n. 3, p. 29-36, 2001.

BRANDÃO, C. A radicalização de Beto Rockfeller: o discurso contemporâneo da telenovela brasileira. In: COUTINHO, I.; SILVEIRA, P. (Org). Comunicação: tecnologia e identidade. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

CAMPANELLA, B. “História da Televisão no Brasil” (resenha). Matrizes, São Paulo, v. 4, n.2, p. 253-259, jan./jun. 2011.

CASTRO, G. Notas sobre a inserção da telenovela brasileira na cibercultura. Comunicación: revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, n. 10, p. 32-41, 2012

ELEÁ, I. Fanfiction and webnovelas. The digital reading and writing of brazilian adolescent girls. In: Karen Ross (ed.). The handbook of gender, sex, and media. First Edition. John Wiley & Sons Ltd., 2012.

FARIAS COELHO, P. M. Risco no disco: um estudo de caso da web novela brasileira. Cuadernos. info, n. 34, p. 197-210, 2014.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2015.

JACKS, N. et al. Telenovela em plataformas multimidiáticas: análise de uma experiência brasileira. Estudos em Comunicação. n. 10, pp. 279-296, Dez. 2011.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

LÉVY, P. Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, M I. V. (org.) Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina 2015.

LOPES, M I. V. Telenovela Brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 9, n, 26, p.17-34, jan./abr. 2003.

LOPES, M I. V. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes, São Paulo. Ano 3, n. 1, p. 21-47, ago./dez. 2009.

ORTIZ, R.; BORELLI, S. H.; RAMOS, J. M. Telenovela: história e produção. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

PALOMINO, P. A cultura fandom e os fanfictions. Métricas para analisar a recepção dos fãs aos jogos eletrônicos: o caso Mass Effect 3. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Bauru – SP. 2013, Anais... Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2013.

PEREIRA, S. O teleteatro da TV Tupi de São Paulo: origens e contribuições na teledramaturgia nacional. 2004. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). Departamento de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-compós, v.9, p. 3-21, 2007.

SÁ, S. P. Fanfictions, comunidades virtuais e cultura das interfaces. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... Salvador/BA, 2002.

SANTOS, L; CALAÇA, G. Convergência, cultura participativa e inteligência coletiva natelevisão: avanços e desafios. Revista Panorama, edição online, v. 3, n. 1, jan/dez. 2013

SANTOS, P.; LUZ, C. Convergência Midiática: a nova televisão brasileira. Inovcom, v. 5, n. 2, p. 21-37, 2013.

SÁ-SILVA, J.; ALMEIDA, C.; GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, ano 1, n.1, jul. 2009.

SOUZA, E. A ficção seriada diante da Convergência Tecnológica e midiática. Geminis, ano 1, n. 1, p. 31-42, 2010.

Publicado

2017-07-19

Cómo citar

PEREIRA GRIJÓ, Wesley; PANIZZA, Taluana. FANFICTION E FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA: PRÁTICAS DA CULTURA PARTICIPATIVA EM MALHAÇÃO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 126–150, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/284. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.