FANFICTION E FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA: PRÁTICAS DA CULTURA PARTICIPATIVA EM MALHAÇÃO
Palabras clave:
Fanfiction, Malhação, Cultura participativaResumen
O estudo tem como objetivo analisar as fanfictions de Malhação - Sonhos, visando conhecer as experiências narrativas realizadas pelos fãs e como estas dialogam a narrativa original. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e coleta de dados realizada em comunidade online por meio da pesquisa documental. As informações coletadas são estudadas a partir de procedimentos inspirados na Análise de Conteúdo. Nos resultados, percebe-se a liberdade do fã para expandir a narrativa televisiva a partir de seu ponto de vista, focando principalmente nas personagens com as quais mantém vínculo afetivo.Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORELLI, S. H. Telenovelas brasileiras: balanços e perspectivas. São Paulo em perspectiva, v. 15, n. 3, p. 29-36, 2001.
BRANDÃO, C. A radicalização de Beto Rockfeller: o discurso contemporâneo da telenovela brasileira. In: COUTINHO, I.; SILVEIRA, P. (Org). Comunicação: tecnologia e identidade. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.
CAMPANELLA, B. “História da Televisão no Brasil” (resenha). Matrizes, São Paulo, v. 4, n.2, p. 253-259, jan./jun. 2011.
CASTRO, G. Notas sobre a inserção da telenovela brasileira na cibercultura. Comunicación: revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, n. 10, p. 32-41, 2012
ELEÁ, I. Fanfiction and webnovelas. The digital reading and writing of brazilian adolescent girls. In: Karen Ross (ed.). The handbook of gender, sex, and media. First Edition. John Wiley & Sons Ltd., 2012.
FARIAS COELHO, P. M. Risco no disco: um estudo de caso da web novela brasileira. Cuadernos. info, n. 34, p. 197-210, 2014.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2015.
JACKS, N. et al. Telenovela em plataformas multimidiáticas: análise de uma experiência brasileira. Estudos em Comunicação. n. 10, pp. 279-296, Dez. 2011.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
LÉVY, P. Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 1999.
LOPES, M I. V. (org.) Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina 2015.
LOPES, M I. V. Telenovela Brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 9, n, 26, p.17-34, jan./abr. 2003.
LOPES, M I. V. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes, São Paulo. Ano 3, n. 1, p. 21-47, ago./dez. 2009.
ORTIZ, R.; BORELLI, S. H.; RAMOS, J. M. Telenovela: história e produção. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
PALOMINO, P. A cultura fandom e os fanfictions. Métricas para analisar a recepção dos fãs aos jogos eletrônicos: o caso Mass Effect 3. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Bauru – SP. 2013, Anais... Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2013.
PEREIRA, S. O teleteatro da TV Tupi de São Paulo: origens e contribuições na teledramaturgia nacional. 2004. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). Departamento de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-compós, v.9, p. 3-21, 2007.
SÁ, S. P. Fanfictions, comunidades virtuais e cultura das interfaces. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... Salvador/BA, 2002.
SANTOS, L; CALAÇA, G. Convergência, cultura participativa e inteligência coletiva natelevisão: avanços e desafios. Revista Panorama, edição online, v. 3, n. 1, jan/dez. 2013
SANTOS, P.; LUZ, C. Convergência Midiática: a nova televisão brasileira. Inovcom, v. 5, n. 2, p. 21-37, 2013.
SÁ-SILVA, J.; ALMEIDA, C.; GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, ano 1, n.1, jul. 2009.
SOUZA, E. A ficção seriada diante da Convergência Tecnológica e midiática. Geminis, ano 1, n. 1, p. 31-42, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .