YOUTUBE: CONTEÚDOS SOB DEMANDA E NEGÓCIOS NA LÓGICA DA GRATUIDADE

Autores/as

Palabras clave:

YouTube, VoD, modelo de negócio, televisão, internet.

Resumen

O artigo discute o cenário midiático atual, marcado por fortes transformações relacionadas à cultura da convergência (Jenkins, 2008) que atingem os sistemas de televisão em seus modelos broadcasting e narrowcasting. Situando o YouTube como um expoente no crescente cenário de distribuição de conteúdos audiovisuais sob demanda - ou Video on Demand (VoD) - no Brasil, analisa-se seu modelo de negócios baseado na gratuidade. Diferentemente de outras plataformas, o YouTube oferece conteúdos sem custos diretos aos usuários e apresenta modelos de capitalização originais e diversos de formatos de assinatura ou aluguel de produções que vêm se popularizando. Esse modelo de negócios tem como moeda de troca a quantidade de acessos e visualizações do anúncio constitui-se como uma forte tendência nos padrões de capitalização experimentados pela recente ascensão do VoD no Brasil e no mundo.

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Biografía del autor/a

Tomaz Affonso Penner, USP

Doutorando na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA|USP). Pesquisador no Grupo de Estudos Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação – GELiDis.

Maria Cristina Palma Mungioli, USP

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação – GELiDis.

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Publicado

2017-07-19

Cómo citar

AFFONSO PENNER, Tomaz; PALMA MUNGIOLI, Maria Cristina. YOUTUBE: CONTEÚDOS SOB DEMANDA E NEGÓCIOS NA LÓGICA DA GRATUIDADE. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 87–104, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/282. Acesso em: 21 nov. 2024.

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