PRODUÇÃO TELEVISIVA E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOSTALGIA: O CASO NETFLIX

Autores/as

Palabras clave:

Nostalgia, Séries Televisivas, Netflix, Gilmore Girls

Resumen

O apelo à memória é um recurso utilizado pelo audiovisual americano há bastante tempo. No caso específico do meio televisivo, a ficção seriada tem produzido continuamente obras com elementos estéticos e/ou narrativos nostálgicos. Embora esse recurso seja frequentemente acionado, é notável nos últimos anos uma popularização de remakes, reboots, revivals e releituras de produtos televisivos na tentativa de fisgar espectadores, em um contexto de intensa competição. Nesse cenário, o veículo de streaming Netflix tem se destacado por trazer de volta séries canceladas/terminadas, como também por instrumentalizar a nostalgia, produzindo conteúdo direcionado a fãs saudosistas, em um processo que chamamos de “retomada da audiência”. Argumentamos que embora a nostalgia tenha uma relação próxima com o modelo de produção da TV americana, a Netflix tem se apropriado desse sentimento como uma de suas principais estratégias de posicionamento mercadológico. Para isso, analisamos o caso do revival da série Gilmore Girls, lançado em 2016.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayka Castellano, UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da ECO/UFRJ, onde também realizou um pós-doutorado.

Melina Meimaridis, UFF

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Mestre pela mesma instituição.

Citas

ALBUQUERQUE, A.; MEIMARIDIS, M. Dissecando fórmulas narrativas: drama profissional e melodrama nas séries médicas. Fronteiras-Estudos Midiáticos, v. 18, n. 2, p. 158-169, 2016.

BELLAMY, R. V.; MCDONALD, D.G; WALKER, J. R. The spin‐off as television program form and strategy. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 34:3, 283-297, 1990.

BOLZINGER, A. Histoire de la nostalgie. Paris: Campagne Première, 2007.

BOYM, S. The Future of Nostalgia. New York: Basic Books, 2001.

BRUNSDON, C. Bingeing on box-sets: the national and the digital in television crime drama. In Gripsrud, J. (ed) Relocating Television: Television in the Digital Context, London: Routledge, p. 61-75, 2010.

CASCAJOSA, V. C. (2016). The Rise of Showrunners: Creation and Critical Prestige in Contemporary Television. Index Comunicacion, 6(2), 23-40.

CASTELLANO, M; MEIMARIDIS, M. Netflix, discursos de distinção e os novos modelos de produção televisiva. Contemporanea -Revista de Comunicação e Cultura, v. 14, n. 2, p. 193-209, 2016a.

________. O consumo da experiência na ficção seriada televisiva: Gilmore Girls e a cidade de Stars Hollow. Anais do Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, COMUNICON, ESPM/SP, 2016b.

CASTLEMAN, H.; PODRAZIK, W. Watching TV: Six Decades of American Television, 2a Edição, Syracuse, NY: Syracuse University Press, 2010.

CARVÃO, T. O consumo nostálgico na cultura participativa dos fãs da série Stranger Things. 2017, Dissertação (mestrado em comunicação), Universidade Federal Fluminense.

CHEUNG, W.Y, et al. Back to the Future Nostalgia Increases Optimism. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 39, n. 11, p. 1484-1496, 2013.

COMSTOCK, G. Television in America. (2nd ed.), Newbury Park, CA: Sage, 1991.

COMSTOCK, G.; SCHARRER, E. Television: What’s On, Who’s Watching, and What It Means. San Diego: Academic Press, 1999.

DAVIS, F. “Yearning for Yesterday: A Sociology of Nostalgia” (Excerpt in) The Collective Memory Reader. Ed. Jeffrey K. Olick, Vered Vinitzsky- Seroussi, Daniel Levy. Oxford: Oxford University Press, 2011. 446- 496.

DEAN, P. DVDs: Add-Ons or Bygones? In Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 13, n. 2, p. 119-128, 2007.

DE FEIJTER, D.; KHAN, V.; VAN GISBERGEN, M. Confessions of a 'guilty' couch potato understanding and using context to optimize binge-watching behavior. In: Proceedings of the ACM International Conference on Interactive Experiences for TV and Online Video. ACM, 2016. p. 59-67.

DOBROW, J. ed. Social and Cultural Aspects of VCR Use. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1990.

DOWD, T., et al. Transmedia: One Story--Many Media. CRC Press, 2015.

DUYVENDAK, J. W. The Politics of Home – Belonging and Nostalgia in Western Europe and the United States. London: Palgrave Macmillan, 2011.

FERRAZ, T. Activating Nostalgia: Cinemagoers’ performances in Brazilian movie theatres reopening and protection cases. Medien & Zeit, p. 72-82.

FRAMKE, C. 500 Scripted Shows in 2017 and 71 Netflix Originals: The Future of TV is Crowded. Vox. Disponível em: http://www.vox.com/2016/8/10/12413968/peak-tv-500-shows-john-landgraf (Acesso em 01 de Março de 2017)

FURNO-LAMUDE, D.; ANDERSON, J. The uses and gratifications of rerun viewing. Journalism Quarterly, v. 69, n. 2, p. 362-372, 1992.

GITLIN, T. Inside Prime time. New York: Pantheon, 1985.

GRAINGE, Paul. Nostalgia and style in retro America: Moods, and modes, and media recycling. The Journal of American Culture, v. 23, n. 1, p. 27, 2000.

HALLINAN, B & STRIPHAS, T. Recommended for you: The Netflix Prize and the production of algorithmic culture. New Media Society, v.23, 2014.

HILLS, M. From The Box in The Corner to The Box in The Corner of The Box Set On the Shelf. In New Review of Film and Television Studies, v. 5, n.1, p. 41-60, 2007.

HILMES, M. Only Connect: A Cultural History of Broadcasting in the United States. Third Edition, Belmont, Califórnia, 2011.

HOLDSWORTH, A. Television, memory and nostalgia. Springer, 2011.

HUTCHEON, L. “Irony, Nostalgia, and the Postmodern”. Methods for the

Study of Literature as Cultural Memory, Studies in Comparative Literature, 30, 2000 p. 189–207.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JENNER, M. Is this TVIV? On Netflix, TVIII and binge-watching. New Media & Society, February, v. 18 n. 2, p. 257-273, 2016.

KELLER, M. Experienced Mood and Commodified Mode. Medien & Zeit, p. 61-71.

KELSO, T. And now no word from our sponsor: How HBO puts the risk back into television. In. LEVERETTE, M, et al (ed.) It’s not TV: Watching HBO in the post-television era. New York: Routledge, p. 46-64, 2008.

KEIGHTLEY, E.; PICKERING, M. ‘The Modalities of Nostalgia’. Current

Sociology, 54, 2006, p. 919–941

KOMPARE, D. Rerun nation: How repeats invented American television. Routledge, 2006a.

_________, D. Publishing Flow: DVD Box Sets and the Reconception of Television. In Television & New Media, v. 7, n. 4, p. 335-360, 2006b.

_________, D. Reruns 2.0: Revising repetition for multiplatform television distribution. Journal of Popular Film & Television, v. 38, n. 2, p. 79-83, 2010.

LADEIRA, J. M. Imitação do excesso: televisão, streaming e o Brasil. Rio de Janeiro: Folio Digital - Letra e Imagem, 2016.

LOTZ, A. D. The television will be revolutionized. Nova Iorque, NYU Press, 2007

______, A. D. Cable Guys: Television and Masculinities in the 21st Century. New York and London: New York University Press, 2014.

MAGDER, T. “The End of TV 101: Reality Programs, Formats, and the New Business of Television”. In. MURRY, S.; OUELLETTE, L. (Ed.) Reality TV: remaking television culture. New York: New York University Press, p. 137-156, 2004.

MATRIX, S. The Netflix effect: Teens, binge watching, and on-demand digital media trends. Jeunesse: Young People, Texts, Cultures, v. 6, n. 1, p. 119-138, 2014.

MITTELL, J. Television and American Culture. Oxford University Press, USA, 2009.

NIEMEYER, K. Media and nostalgia: Yearning for the past, present and future. Springer, 2014.

NIEMEYER, K.; WENTZ, D. Nostalgia is not what it used to be: Serial nostalgia and nostalgic television series. In: Media and Nostalgia. Palgrave Macmillan UK, 2014. p. 129-138.

PANATI, C. Panati’s Parade of Fads, Follies and Manias. New York: Harper

Perennial., 1991.

RYAN, M. “The X-files and the Problem with TV’s Nostalgia Boom”. Variety. Disponível em: http://variety.com/2016/tv/columns/x-files-twin-peaks-1201683973/ (Acesso em 01 de Março de 2017).

SMITH-SHOMADE, B ‘Narrowcasting in the New World Information Order: A Space for Audience?’, Television and New Media, v. 5, n.1, p. 69–81, 2004.

STAROBINSKI, J. A tinta da melancolia: uma história cultural da tristeza. Companhia das Letras, 2016, versão ebook Kindle.

SODANO,T.M. Television’s Paradigm (Time) Shift in Time. In AMES, M. (Ed.) Television Narrative: Exploring Temporality in Twenty-First Century Programming. U.S.: University Press of Mississippi, p.27-42, 2012.

TRYON, C. TV Got Better: Netflix’s Original Programming Strategies and the On-Demand Television Transition. In Media Industries Journal, v.2, n.2, p.104-116, 2015.

TSAPOVSKY, F.; FROSH, P. Television audiences and transnational nostalgia: Mad Men in Israel. Media, Culture & Society, p.784-799, 2015.

VANDERWERFF, T. Stranger Things doesn't just reference '80s movies. It captures how it feels to watch them. Vox. Disponível em: http://www.vox.com/2016/8/2/12328900/stranger-things-netflix-review-emotions (Acesso em 01 de Março de 2017)

WATERMAN, D. “Narrowcasting” and “broadcasting” on nonbroadcast media: A program choice model. Communication Research, n. 19, p. 3 –28, 1992.

WEISPFENNING, John. Cultural functions of reruns: Time, memory, and television. Journal of Communication, v. 53, n. 1, p. 165-176, 2003.

WILDSCHUT, R., et al. Nostalgia: Content, triggers, functions. Journal of Personality and Social Psychology 91, 2006, p. 975 – 93.

Publicado

2017-07-19

Cómo citar

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. PRODUÇÃO TELEVISIVA E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOSTALGIA: O CASO NETFLIX. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 60–86, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/281. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.