FANDOM, FANWORK E SHIPPING COMO ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO EM SUPERNATURAL
Palabras clave:
Supernatural, fãs, fandom, fanwork, shippingResumen
Identificável de diferentes formas desde o início do século XX, a cultura de fãs ganha novos contornos com a transmidiação. A união existente entre os fãs, além do afeto, permite que os mesmos criem estratégias de engajamento que funcionam dentro dos espaços virtuais, visando modificações da narrativa. O presente artigo se propõe a analisar uma manifestação específica dos fandoms, os fanworks na série televisiva norte-americana Supernatural, em especial os produtos relacionados a Destiel, nome dado ao shiping dos personagens Dean e Castiel, dois dos protagonistas do programa.Descargas
Citas
Archive for our own. Disponível em < https://archiveofourown.org/> Acesso em 15 de outubro de 2015.
FISKE, John. The Cultural Economy of Fandom. In: LEWIS, Lisa A. The Adoring Audience: Fan Culture and Popular Media. Psychology Press, 1992.
JENKINS, Henry. A Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph. 2008.
JENKINS, Henry. FORD, Sam. GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2012.
JENKINS, Henry. Supernatural: First Impressions. Disponível em: <http://henryjenkins.org/2007/01/supernatural.html> Acesso em 07 de novembro de 2015.
MAZETTI, Henrique Moreira. Cultura participativa, espetáculo interativo: do “empoderamento” ao engajamento corporativo dos usuários de mídia. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0611-1.pdf> Acesso em 23 de novembro de 2015.
MITTEL, Jason. To Spread or to Drill? Just TV (Jason Mittel), v. 25, 2009.
PADRÃO, Márcio. Ascenção de uma subcultura literária. Ensaio sobre a fanfiction como objeto de comunicação e sociabilização. Disponível em: <http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/173/70> Acesso em 18 de novembro de 2015.
SANDVOSS, C.. Quando estrutura e agência se encontram: os fãs e o poder. Ciberlegenda. Disponível em: <http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/639> Acesso em: 9 de novembro de 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .