Equivalência do som transdiegético próprio dos jogos eletrônicos com a função do diálogo no cinema
Palabras clave:
jogos eletrônicos, trilha sonora, som transdiegético, cinemaResumen
Através de análises embasadas no conceito de diègesis, um mundo ficcional, interpretado por Cláudia Gorbman, de vococentrismo de Michael Chion, programas e materiais de Jesper Juul apontamos uma semelhança na importância hierárquica do diálogo no cinema para com os sons transdiegéticos, sons de interação entre o jogador e o jogo eletrônico, termo esse criado e desenvolvido por Kristine Jørgesen. Com isso, mesmo que equivalentes, o diálogo, no cinema, e o som transdiegético nos jogos eletrônicos, se manifestam sonoramente diferentes enquanto sintaxe e semântica sendo que o cinema se pauta no significado do texto e o jogo eletrônico se pauta no significado dos sons.
Descargas
Citas
AARSETH, Espen J. Cybertext: perspectives on Ergodic Literature. Baltimore and London: Johns Hopkins University Press, 1997.
BRANCO & PINHEIRO, Marsal Aves e Cristiano Max Pereira. Uma tipologia dos games. UNIrevista Vol.1, nº3 [p.1-8], 2006.
CARRASCO, Claudiney. Trilha musical: música e articulação fílmica. Mestrado [131p.] Universidade de São Paulo, 1993.
CHION, Michael. A Audiovisão – som e imagem no cinema. [tradução Pedro Elói Duarte]. Portugal: Lisboa, Edições Texto & Grafia, 2008.
COLLINS. Karen. From Pac Man to Pop Music – Interactive Audio in Games and New Media. Canada: Universidade de Waterloo. 2008.
GORBMAN, Claudia, Unheard Melodies: narrative film music. Londres: The British Film Institute, 1987.
JØRGENSEN, Kristine. ‘What are those Grunts and Growls Over There?’ Computer game áudio and player action. Tese de doutorado [204p.] Copenhagen: Universidade de Copenhagem, Departamento de Mídia, 2007.
JØRGENSEN, Kristine. Aporia & Epiphany in context: computer game agency in Baldur’s Gate II & Heroes of Might & Magic IV. Noruega: Universidade de Bergen, 2003.
JUUL, Jesper. A clash between game and narrative. Dissertação de Mestrado [91p.] Copenhage: Universidade de Copenhagen, Instituto de língua Nórdica e literatura, 1999.
MIRA, David Moedas. Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema. Portugal: Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de ciências sociais e humanas, 2012.
Jogos eletrônicos
Taito. (1977. Space Invaders [Arcade]: Midway Games.
Atari. (1980). Centipede [Arcade]: Atari.
LucasArts. (1998). Grim Fandango [PC]: BraSoft.
Bethesda. (2008). Fallout 3 [PC, Xbox 360, PS3]: Bethesda.
Ensamble Studios. (2002). Age of Mythology [PC]: Microsoft.
Ensemble. (2005). Age of Empires III [PC]: Microsoft.
Ubisoft & Gameloft. (2002). Tom Clancy’s Splinter Cell [PC, Xbox, PS2, GameCube, GBA]: Ubisoft; Gameloft; Aspyr.
Nintendo. (1990). Super Mario World [SNES]: Nintendo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .