Pensar a comunicação pública latino-americana no contexto da cultura da conexão: possibilidades e desafios
Palabras clave:
Comunicação Pública, Cultura da Conexão, Propagabilidade, Participação, América LatinaResumen
Objetiva-se refletir sobre conceitos e práticas propostas por Jenkins, Ford e Green na obra Cultura da Conexão como possibilidades de incrementar a atuação da Comunicação Pública na América Latina, motivar sua aceitação, ampliar sua abrangência e, a partir da participação dos cidadãos, “propagar” seus conteúdos no cenário mediático hodierno, marcado pela digitalização e pela convergência. Com uma abordagem metodológica dialética, o trabalho é um exercício reflexivo que deseja despertar a compreensão de que os desafios aqui apresentados são também caminhos sistemáticos que podem levar a entender como a ideia e práticas de “propagabilidade” podem potencializar a Comunicação Pública no subcontinente.
Descargas
Citas
BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge. (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
BRECHT, Bertolt. Teoria do Rádio (1927-1932). In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do Rádio – textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2005.
BUCCI, Eugênio. O Estado de Narciso. A comunicação pública a serviço da vaidade particular. São Paulo: Companhia da Letras, 2015.
______. Em Brasília 19 horas. A guerra entre a chapa-branca e o direito à informação no primeiro governo Lula. Rio de Janeiro: Record, 2008.
DUARTE, Jorge. Instrumentos de comunicação pública.
DUARTE, Jorge. (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
ESCH, Carlos Eduardo; BIANCO, Nelia Rodrigues Del; MOREIRA, Sônia Virgínia. Radiodifusão pública: um desafio conceitual na América Latina. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 10, p. 67-86, 2013.
ESCUDERO, Manuel Miguel Chaparro; BERTI, Orlando Maurício de Carvalho. A comunicação pública radiofônica local na Andaluzia, Espanha: do ontem ao hoje – desafios na promoção da cidadania na mais populosa região espanhola. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012.
JACKS, Nilda; RONSINI, Veneza Mayora. Pensamento Contemporâneo Latino-Americano. In: CITELLI, Adilson [et al.]. (Organizadores). Dicionário de Comunicação: escolas, teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014.
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Tradução Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.
KUCINSKI, Bernardo. Apresentação. DUARTE, Jorge. (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
MATOS, Heloíza. Comunicação pública, esfera pública e capital social. DUARTE, Jorge. (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
MONTEIRO, Graça França. A singularidade da comunicação pública. DUARTE, Jorge. (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
MOTA, Maurício. Prefácio. Como fazer o seu vídeo ter 2 milhões de acessos. In: JENKINS, Henri; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Tradução Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e Pesquisa. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
UNESCO. Public Broadcasting: Why? How? Unesco: 2001. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001240/124058Eo.pdf >. Acesso em: 05 mai 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .