Panorama dos modelos de negócios emerg entes da tv digital aberta

Autores/as

  • Felippe Souza de Lima UNESP
  • Danilo Leme Bressan UNESP
  • Francisco Rolfsen Belda UNESP
  • Gisleine Fátima Durigan UNESP
  • Matheus Monteiro de Lima UNESP

Palabras clave:

Televisão, Modelo de Negócios, Multiplataforma

Resumen

O presente artigo tem como objetivo descrever modelos de negócios emergentes aplicados àTV digital aberta. A partir de uma pesquisa exploratória, o trabalho apresenta a atual realidadeda televisão aberta e seus modelos de negócios. Posteriormente, é feito um mapeamentopanorâmico buscando, assim, novas oportunidades de geração de receitas em negócio decomunicação audiovisual, considerando novos recursos tecnológicos que foramproporcionados pela digitalização da televisão aberta. Por fim, são apresentados casos,demonstrando maneiras adotadas por emissoras televisivas para gerar conteúdo adicionalmultiplataforma e desdobramentos estratégicos desenvolvidos para captar receitas por meiodestes modelos de negócios emergentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felippe Souza de Lima, UNESP

Mestrando em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP), na linha Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital.

Danilo Leme Bressan, UNESP

Mestrando em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP), na linha Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital.

Francisco Rolfsen Belda, UNESP

Doutor em Engenharia de Produção (EESC-USP), docente permanente e membro do conselho do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento.

Gisleine Fátima Durigan, UNESP

Mestranda em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP), na linha Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital.

Matheus Monteiro de Lima, UNESP

Mestrando em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP), na linha Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital.

Citas

ALENCAR, Marcelo Sampaio. Televisão Digital. São Paulo: Editora Érica, 2011.

ANDERSON, Chris. Free: grátis: o futuro dos preços. Trad. Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

AMORIM, Edgar R. Década de 50: época da criatividade, da improvisação e do esforço “ao vivo”. Centro Cultural de São Paulo, 2008.

CANNITO, Newton. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, 2010.

CORREIO BRAZILIENSE. “TV por assinatura chega a 18,02 milhões de clientes, crescimento de 11%”. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2014/02/07/internas_economia, 411711/tv-por-assinatura-chega-a-18-02-milhoes-de-clientes-crescimento-de-11.shtmll>. Acesso em: 27 de Março de 2014.

CRUZ, Renato. TV digital no Brasil. São Paulo, ed. Senac, 2008.

FILHO, F. Machado. TV Digital aberta no Brasil: desafios ao modelo de negócios. São Paulo: UMESP, 2010.

FOLHA DE SÃO PAULO. SBT fatura R$ 100 mi com sucesso de 'Carrossel'. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1172558-sbt-fatura-r-100-mi-com-sucesso-de-carrossel.shtml>. Acesso em: 02 de maio de 2014.

FOLHA DE SÃO PAULO. TV a cabo no Brasil cresce 25% em fevereiro, com 16,7 milhões de assinantes. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1250148-tv-a-cabo-no-brasil-cresce-25-em-fevereiro-com-167-milhoes-de-assinantes.shtml>. Acesso em: 27 de Março de 2013.

FOLHA DE S. PAULO. “Vendas de smartphones e tablets crescem mais que 100% em

”. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1391973-vendas-de-smartphones-e-tablets-cresceram-mais-que-100-em-2013.shtml>. Acesso em: 27 de Março de 2014.

G1. “Acessos à internet banda larga no Brasil chegam a 145 milhões”. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/acessos-internet-banda-larga-no-brasil-chegam-145-milhoes.html >. Acesso em: 01 de maio de 2014.

OLIVEIRA SOBRINHO, J.B.de. O Livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.

RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I.; ROXO, M. (orgs.). História da televisão no Brasil.São Paulo: Contexto, 2010.

ROSA, Almir Antônio. Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). São Paulo, 2005.

TAVARES, Walkyria M.L. Implantação da Televisão Digital no Brasil. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, 2001. Disponível em:<http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1316/implantacao_televisao_tavares. pdf?sequence=3>. Acesso em: 10 de Janeiro de 2014 .

TEIXEIRA, Lauro. Televisão Digital – Interação e usabilidade. Goiânia: Ed.UCG, 2009.

TELA VIVA NEWS. “SBT lança comercialmente a sua plataforma interativa”.

Disponível em: <http://www.telaviva.com.br/13/12/2011/sbt-lanca-comercialmente-a-sua-plataforma interativa/tl/253840/news.aspx>. Acesso em: 02 de maio de 2014.

Publicado

2015-12-11

Cómo citar

SOUZA DE LIMA, Felippe; LEME BRESSAN, Danilo; ROLFSEN BELDA, Francisco; FÁTIMA DURIGAN, Gisleine; MONTEIRO DE LIMA, Matheus. Panorama dos modelos de negócios emerg entes da tv digital aberta. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 183–196, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/246. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Abordagens Multiplataformas

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.