Da temporalidade às antigas práticas: A (re) construção dos novos sentidos para o telejornalismo no ambiente convergente
Palabras clave:
convergência, telejornalismo, TV digital, interatividadeResumen
O avanço tecnológico e a migração constante da programação da TV para a internet possibilitaram realinhar costumes, padrões, estilos e modos de se produzir e assistir o telejornalismo. Neste trabalho, o objetivo é iniciar um processo de reflexão dos sentidos de alguns procedimentos que ainda são praticados pelo telejornalismo dito tradicional no Brasil na nova conjuntura da convergência tecnológica. Fundamenta-se no conceito de convergência das mídias e traz reflexões para o entendimento de mudanças paradigmáticas necessárias ao telejornalismo, na tentativa de (re) construir os sentidos da produção jornalística a um novo consumidor de informação.Descargas
Citas
CANNITO, Newton. A televisão na Era Digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. Summus São Paulo: Editorial, 2010.
CAPANEMA, Letícia; FRANÇA, Renné Oliveira. A televisão no ciberespaço: reformulações da televisão na internet e na TV digital. In: Geminis. Ano 4. n.1, p.20-36, 2013. Disponível em: http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/issue/view/6 Acesso em: 13.04.2014.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999 e 2000.
DIZARD JR, Wilson. A Nova Mídia: a comunicação de massa na Era da Informação. Tradução de Edmond Jorge. 2ª ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.
_____. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975.
JACKS, Nilda. Querência: cultura regional como mediação simbólica. Porto Alegre: UFRGS. 1999.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: 2ª edição. Aleph, 2009.
JENSEN, Klaus Bruhn. Media Convergence: the three degrees of network, mass, and interpesonal communication. New Yorke: Routledge. 2010.
LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. Modelo de negócio da TV digital no Brasil. In: SQUIRRA, S. & FECHINE, Yvana. Televisão Digital: desafios para a comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2009.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. Quando a TV vai além da sala de estar: por uma análise cultural dos usos de novos dispositivos tecnológicos. In: Geminis. Ano 4. n.1, p. 6-19, 2013. Disponível em: http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/issue/view/6 Acesso em: 13.04.2014.
MARTINS, Elaide. Telejornalismo na era digital : aspectos da narrativa transmídia na televisão de papel. In: Brazilian Journalism Reserach. V.8, n. 2,2012. Disponível http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/issue/view/26 Acesso em: 09.11.2013.
MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi. Televisão digital:mídia expandida por linguagens em expansão. In: SQUIRRA, S. & FECHINE, Yvana. Televisão Digital: desafios para a comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2009.
______; DOURADO, Mariana. A influência no contexto multimidiático na configuração do telejornalismo. In: Em Questão. Porto Alegre, v.16. n. 1, p.15-27, janjun, 2010. otvfoco.com.br/audiencia/category/emissoras-2/globo/page/11/ Acesso em 12/05/2014.
TOURINHO, Carlos. Inovação no telejornalismo: o que você vai ver a seguir. Vitória: EspaçosLivros, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .