Transposições do personagem Félix, da telenovela Amor à Vida, para o facebook

Autores/as

  • Rafael Jose Bona Universidade Regional de Blumenau
  • Rafaela Carl Universidade Regional de Blumenau

Palabras clave:

Narrativa transmídia, Telenovela, Facebook, Amor à Vida

Resumen

O artigo teve como objetivo realizar análise da relação entre a televisão e as redes sociais, aplicada ao personagem Félix da telenovela Amor à Vida (2013-2014), e a fanfiction parodiada do referido personagem no Facebook: Félix Bicha Má. A análise contempla os fenômenos de cultura participativa e inteligência coletiva nas experiências de construção de narrativas no ciberespaço, propulsoras de uma nova forma de consumo e criação de conteúdo online. As tramas televisivas, ou fragmentos delas, passam a circular pelas plataformas virtuais, e o público consumidor começa a interferir na telenovela podendo, inclusive, mudar os rumos de personagens e até mesmo da história por meio do poder de expressão que lhes são dados nas redes sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Jose Bona, Universidade Regional de Blumenau

Docente do Departamento de Comunicação da FURB (Universidade Regional de Blumenau) e da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí). Doutorando em Comunicação e Linguagens, da UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) – Linha de Pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual. Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (FURB).

Rafaela Carl, Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (FURB).

Citas

ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Consumidoras e heroínas: gênero na telenovela. Estudos Feministas, Florianópolis, 15(1): 177-192, janeiro-abril/2007.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

BRANDÃO, Cristina. A radicalização de Beto Rockfeller: o discurso contemporâneo da telenovela brasileira. In: COUTINHO, Iluska; SILVEIRA, Potiguara. Comunicação: tecnologia e identidade. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo:

Summus, 2009.

D’OLIVEIRA, Beatriz; ROMANELLI, Marina. Fanfictions e o papel do fã na era da transmídia. Hipertexto. Vol. 3, n. 1, jan./jun. 2013, p. 1-14.

GREGOLIN, Maíra Valencise. Viver a Vida no limiar da tela: a narrativa transmídia chega à novela. GEMInIS. ano 1, n. 1. 2010, p. 53-67.

HAMBURGER, E. Telenovelas e Interpretações do Brasil. Lua Nova , v. 82, p. 61-86, 2011.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do Século XX. Lisboa: Ed 70, 1989.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2a ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes. Ano 3. n. 1, ago./dez. 2009, p. 21-47.

______; MUNGIOLO, Maria Cristina Palma. Qualidade da Ficção Televisiva no Brasil: elementos teóricos para a construção de um novo modelo de análise. 2013. Disponível em: http://compos.org.br/data/biblioteca_2078.pdf. Acesso em 17 de outubro de 2013.

______; GÓMEZ, Guillermo Orozco. OBITEL 2013. Memória Soail e Ficção Televisiva em Países Ibero-Americanos. Globo Comunicação e Participações S.A, Editora Meridional, Agosto/2013.

MAURO, Rosana; TRINDADE, Eneus. Telenovela e discurso como mudança social na análise da personagem Maria da Penha em Cheias de Charme. Revista em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, jul./dez 2012, p. 169-182.

MENDES, Helder Jorge Marques. Texto e leitura na web 2.0: o Facebook e os novos Leitores. Trabalho de Projeto em Edição de Texto. [2012] Disponível em http://run.unl.pt/bitstream/10362/8666/1/HelderMendesTextoeLeituraWeb.pdf. Acesso em 02 de novembro de 2013.

MUSSE, Mariana Ferraz; BRUM, José Eduardo da Costa Pereira. Os dramas reais na ficção televisiva: a narrativa da superação em Viver a Vida. In. Anais… XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória, ES – 13 a 15 mai. 2010.

OIKAWA, Erika; JOHN, Valquíria; AVANCINI, Denise. De @berilopassione a #MeserveVadia: Passione e Avenida Brasil no contexto de convergência midiática. Ciberlegenda. n. 27, 2012, p. 106-118.

QUEIROZ, Eliani de Fátima Covem. A telenovela como componente visual da sociedade do espetáculo. Revista Panorama. número I, agosto de 2011, p.55-62.

RAHDE, Maria Beatriz Furtado; TIETZMANN, Roberto; COSTA, Cristiane Finger; DORFMAN, Beatriz. Avenida Brasil: o popular como pós-modernismo televisivo. Estudos em Comunicação. n. 12, dez. 2012, p. 325-314.

RISSO, Mercedes Sanfelice; JUBRAN, Clélia Cândida A. Spinardi. O Discurso auto-reflexivo: Processamento Metadiscursivo do Texto. DELTA , São Paulo, v.14, 1998.

SANTAELLA, Lucia. Potenciais e desafios para a comunicação e inovação. Revista Comunicação e Inovação, v. 8, n. 14, jan./jun. 2007, p. 1-7.

SIFUENTES, Lírian; VILELA, Mateus Dias; JEFFMAN, Tauana Mariana. O dia em que a internet congelou: apropriações de Avenida Brasil nas mídias sociais. Sessões do Imaginário. Ano XVII, n. 27, 2012, p. 11-21.

SOARES, Thiago; MANGABEIRA, Alan. Alice através...: Televisão, redes sociais e performances num produto expandido. Revista contemporânea, comunicação e cultura. Vol. 10, n. 2, mai./ago., 2012, p. 272-288.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; CHIARA, Ivone Guerreiro Di;. Das redes sociais à inovação. 2005. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, maio/ago 2005, p. 93-104.

WALTENBERG, Lucas; CURI, Pedro P. O que aconteceu com o Star Wars que eu conhecia? O remix e a cultura participativa como forma de expressão dos fãs. Ciberlegenda, n. 8, 2013, p. 125-137.

Publicado

2015-06-28

Cómo citar

JOSE BONA, Rafael; CARL, Rafaela. Transposições do personagem Félix, da telenovela Amor à Vida, para o facebook. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 252–273, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/228. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Abordagens Multiplataformas

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.