Brecht e Lars Von Trier: Hibridismo e anti-ilusionismo em Dogville (2003)
Palabras clave:
Anti-ilusionismo, Distanciamento, HibridismoResumen
A proposta do presente artigo é refletir acerca da herança brechtiana no cinema contemporâneo, atravésda análise do filme Dogville (2003), do cineasta dinamarquês Lars Von Trier. Dogville (2003), inseridonos postulados do movimento cinematográfico Dogma 95, é um exemplo de hibridez artística ou um“cinema de fusão”, como prefere o diretor. O cinema de Von Trier nega Hollywood, assim como o teatrode Brecht nega a catarse aristotélica, marcando-se, decididamente, como propostas que têm em comum,entre outras características, a anti-ilusão.Descargas
Citas
AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas: Papirus editora, 2009.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. (Tradução de Fiama
Pais Brandão). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
______________ Teatro Dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
______________ A ópera de três vinténs. (Tradução de Wolfgang Bader e Marcos Roma Santa). In: Teatro Completo. Vol. 3. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
COSTA, Maria Helena Braga. Dogville: um estudo do espaço fílmico/
cênico pós-moderno. Repertório Teatro & Dança, Ano 12, Número 13,
Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/
article/viewFile/4018/2940. Acesso em: 22 de maio de 2013.
ESSLIN, Martin. Brecht: dos males, o menor – um estudo crítico
do homem, suas obras e suas opiniões. (Tradução de Bárbara
Heliodora). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
EWEN, Frederic. Bertolt Brecht: sua vida, sua arte, seu tempo.
(Tradução de Lya Luft). São Paulo: Globo, 1991.
JAMESON, Fredric. O método Brecht. (Tradução de Maria
Sílvia Betti). Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
OLIVEIRA, Fábio Crispim. A intermidialidade subversiva na
narrativa cinematográfica de Lars Von Trier. XI Congresso
internacional da Abralic. USP/São Paulo, 2008.
PEIXOTO, Fernando. Brecht: uma introdução ao teatro
dialético. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
STAM, Robert. A literatura através do cinema: Realismo, magia e
a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
________ O Espetáculo Interrompido: Literatura e cinema
de desmistificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
XAVIER, Ismail. O Discurso cinematográfico: a opacidade
e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .