Fãs e sites de redes sociais: um estudo de caso da participação no programa the voice
Palabras clave:
participação, sites de redes sociais, audiência, fãs, televisão.Resumen
O surgimento de novas mídias põe em questão a atividade das audiências, em especial no que tange à interatividade. A afirmação dos criadores de que The Voice seria o modelo mais interativo do mundo levou à escolha para o estudo da participação pelos sites de redes sociais (SRS) Facebook e Twitter. Assim, são abordadas questões como: se os SRS promovem maior participação; se há interação; qual a frequência de atividade; entre outras. Contata-se que, apesar de ser encarado como obrigação, o formato ideal para promover a participação não foi alcançado. Ainda, o conteúdo enviado pelos telespectadores fica aquém das expectativas.Descargas
Citas
BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2007. Disponível em: http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html.
CANNITO, Newton Guimarães. A Televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, 2010.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet - Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
DAYAN, Daniel. Mothers, midwives and abortionists: genealogy, obstetrics, audiences and publics. In: LIVINGSTONE, Sonia. Audiences and Publics. Bristol: Intellect Books, 2005.
___________ Televisão, o quase-público. In: ABRANTES, J. C. & DAYAN, D. Televisão: das Audiências aos Públicos. Lisboa: Livros Horizonte, 2006.
ESTEVES, João Pissarra. Sociologia da Comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
HABERMAS, Jürgen. La Esfera de lo Publico. In: DÍAZ, Francisco G. La critica social en Touraine y Frankfurt. Madri: UAM (Universidad Autonome de Madrid), 1973. pp. 123-130
___________. Communication and the Evolution of Society. Boston: Beacon Press, 1976.
___________. Mudança estrutural da Esfera Pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
JENKINS, Henry. Fans, Bloggers and Gamers - Exploring Participatory Culture. Nova Iorque: New York University Press, 2006.
___________, Cultura da Convergência. 2.ed. Trad. S. Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
KLASTRUP, Lisbeth. Publics for a day? The Affective “Audiences” on Facebook. Copenhagen, Dinamarca: University of Copenhagen, 2010.
LIVINGSTONE, Sonia. Audiences and Publics. Bristol: Intellect Books, 2005.
MACHADO FILHO, Francisco. Segunda tela: tendências, oportunidades e modelo de negócio concomitante à TV digital aberta no Brasil. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 4 a 7 e setembro de 2013, Manaus. Anais. Manaus: Intercom, 2013. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-1055-1.pdf> Acesso em: 2 de outubro de 2013.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 13.ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.
NOCI, J. D., DOMINGO, D., MASIP, P., MICÓ, J. L., & RUIZ, C. Comments in news, democracy booster or journalistic nightmare. In: 11th International Symposium on online journalism, 23 e 24 de abril de 2010, Austin (EUA). Anais. Disponível em: < https://online.journalism.utexas.edu/program.php?year=2010> Acesso em: 15 de fevereiro de 2012.
PROULX, Mike; e SHEPATIN, Stacey. Social TV: How marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media and mobile. Hoboken: Wiley, 2013.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. 2.ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
RIBEIRO, Fábio. O conceito de ‘participação’ nos media: sombras e claridades numa floresta de definições. In: LOPES, F. A TV dos Jornalistas. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2011.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. 210 p.
SILVA, Marisa Torres da. A Voz dos Leitores na Imprensa. Lisboa: Livros Horizonte, 2007.
SILVA, Elane Gomes da; BEZERRA, Ed Porto. Dispositivos Móveis como potencializadores da televisão digital interativa: Desafios e usos da segunda tela no telejornalismo. Revista Geminis, São Carlos: UFSCAR, ano 4, n 1, 2013. pp. 127-144 Disponível em: <http://www.revistageminis.ufscar.br> Acesso em: 25 de agosto de 2013.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. 15.ed. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TORRES, Eduardo Cintra. Multidões e Audiências. In: ABRANTES, J. C. & DAYAN, D. Televisão: das Audiências aos Públicos. Lisboa: Livros Horizonte, 2006.
ZOONEN, Liesbet Van. Imagining the Fan Democracy. The European Journal of Communication Research. Nova Iorque/Berlim: Gruyter, 2004.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica para as novas mídias. 2.ed. Trad. Isabel Crosseti. Porto Alegre: Sulina, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .