Neotevê: marcas da metalinguagem no Brasil

Autores/as

  • Carla Simone Doyle Torres Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Televisão Brasileira, Neotevê, Metalinguagem, Estética

Resumen

Entre as décadas de 1980 e 2000, notam-se importantes mudanças em relação às características estéticas e narrativas da TV no Brasil, em especial no modo como ela fala de si mesma. Este artigo apresenta um mapeamento de programas de diferentes emissoras ao longo desses 30 anos, objetivando observar a transformação das características relacionadas à metalinguagem ao longo deste período, na televisão brasileira. Parte-se do conceito de Neotevê, proposto nos anos 80 por Eco (1986) e Casetti e Odin (2012), a fim de também atualizá-lo neste novo cenário.

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Biografía del autor/a

Carla Simone Doyle Torres, Universidade Federal de Santa Maria

Jornalista e mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2014-07-10

Cómo citar

DOYLE TORRES, Carla Simone. Neotevê: marcas da metalinguagem no Brasil. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 96–119, 2014. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/186. Acesso em: 24 nov. 2024.

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