As marcas televisivas na atual produção cinematográfica brasileira
Palabras clave:
Cinema brasileiro, Televisão, Modelos estéticos.Resumen
A proposta deste artigo é discutir as marcas televisivas na atual produção cinematográfica brasileira, a partir da série Se eu fosse você 1 (2006) e 2 (2008) de Daniel Filho, que compõem o corpus da pesquisa “Cinema Popular Contemporâneo: modelos estéticos e narrativos do cinema brasileiro”. Essas novas comédias resultam de uma combinação entre uma tradição cinematográfica que é recuperada e um padrão estético-narrativo decorrente dos avanços tecnológicos e produtivos da televisão.Descargas
Citas
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.
DANIEL FILHO. O circo eletrônico. Fazendo TV no Brasil. 2ed. Revista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DANIEL FILHO. Se eu fosse você. DVD, 2006.
DANIEL FILHO. Se eu fosse você 2. DVD, 2009.
FECHINE, Yvana. O vídeo como projeto utópico da televisão. In: MACHADO, Arlindo (org.). Made in Brasil. Três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras : Itaú Cultural, 2007.
LUNARDELLI, Fatimarlei. O Psit! O cinema popular dos Trapalhões. Porto Alegre: Artes & Ofício, 1996.
SOUSA, Ana Paula. O domador de público. Carta Capital, Edição 456, 2006.
REVISTA DE CINEMA, Edição 13. São Paulo, maio de 2001.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart Ribeiro; SACRAMENTO, Igor;
ROXO, Marco. História da televisão no Brasil. Do início aos dias de hoje. São Paulo; Contexto, 2010.
ROSSINI, Miriam de Souza. Diferentes concepções de popular no cinema brasileiro. In:AMANCIO, Tunico; HAMBURGER; Esther; MENDONÇA, Leandro; SOUZA, Gustavo. Estudos de Cinema Socine, Ano IX. Annablume: São Paulo, 2008, p. 359-366.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .