Imagens, Tempo, Escrita: invenções ressoam por twittes
Resumen
Esse texto é uma proposta de experimentação proporcionada pelo minicurso “Imagens, tempo, escrita (talvez cartas)” desenvolvido no 18º Congresso de Leitura do Brasil, em 2012, para um público de professores da educação básica. Muitas vontades atrave(r)ssadas na criação deste minicurso: o que podem os artefatos culturais (twittes, imagens, 140 caracteres, clipes, conhecimentos, vídeos, músicas, computadores e teclados, internet), seus limites e potencialidades na comunicação/mídias em educação quando tais artefatos não mais explicam o mundo? Que potência seria essa? Como tornar efetiva essa expressão na invenção dos conhecimentos, pensamentos, políticas, memórias através deste movimento?Descargas
Citas
ANDRADE, Elenise Pires de & SPEGLICH, Érica. Imagens a fabular ambientes: desejos, perambulações, fugas, convites. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 6, n. 1, pp. 123-137, 2011
ANDRADE, Elenise Pires de & SPEGLICH, Érica. 140. Leitura: Teoria & Prática, Ano 30, número 58, junho de 2012.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
FISHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, Imagem, Experiência. Texto apresentado no II Seminário Internacional “As redes do conhecimento e a tecnologia: imagem e cidadania”, 2003.
LAZZARATO, Maurizio. Machines to Crystallize Time: Bergson. Teory, Culture & Society, Vol. 24(6): 93-122, 2007 (disponível em http://tcs.sagepub.com/content/24/6/93.extract - acesso em 11 de novembro de 2013).
PINAR, Willian; LOPES, Alice Casimiro; AMORIM, Antonio Carlos; MACEDO, Elizabeth; OLIVEIRA, Inês Barbosa & ALVES, Nilda. Revista Teias v. 11, n. 22 , p. 187-208, maio/agosto 2010.
VICTORIO FILHO, Aldo. Corpo escola: currículo vibrátil e pedagogia da carne. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 143-152, Set/Dez 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .