A socialização e a comunicação incentivam o movimento digital de conteúdos e plataformas
Palabras clave:
Redes sociais, Cultura Social, Tecnologia, Marketing e EstratégiaResumen
Uma das principais razões da adesão às redes sociais é a socialização e a pertença à comunidade. A tecnologia surge como elemento de apoio a estas necessidades humanas, tornando-as mais dinâmicas e transparentes e influenciando a comunicação entre as pessoas e as organizações, pelo que a continuidade das organizações aparece associada à socialização, à partilha de interesses e a interatividade com a sua audiência e é indissociável da incorporação das tecnologias digitais na sua atividade. A crescente importância das redes sociais como instrumento do marketing tem fomentado a expansão de tecnologias relacionadas com as mesmas, novas e potentes plataformas eletrónicas estão a surgir sobretudo para os canais móveis, que serão a principal forma de acesso às redes sociais no futuro próximo, a mobilidade será impulsionada por dispositivos como os smartphone, e-readers e tables.Descargas
Citas
Adaime, I., et al (2010). El Proyecto Facebook y la Posuniversidad. Sistemas Operativos Sociales y Entornos Abiertos de Aprendizaje. Madrid. Editorial Ariel.
Argal, M., et al (2008). Web 2.0 y Empresa. Manual de Aplicación en Entornos Corporativos. Madrid. Asociación de Empresas de Internet.
Brown, E., (2010). Working the Crowd, Social Media Marketing for Business. Swindon. British Informatics Society Limited.
Castells, M. (2009). Comunicacion y poder. Madrid. Alianza Editoral.
Correia, P., (2011). Marketing, eMarketing e mMarketing nos media sociais exalta o relacionamento. Barcelona. M-Todos, tendências e oportunidades da mobilidade digital. Ecossistema dos meios de comunicação no Brasil e Espanha, Versión 1, 25-34.
Dunay, P & Krueger, R. (2010). Facebook Marketing for Dummies. Indiana. Wiley Publishing, Inc.
Fernández, J., (2008). Más allá de Google. Barcelona. Zero Factory, S.L.
Fumero, A., Roca, G. e Sáez, V. (2007). Web 2.0. Madrid. Omán Impresores.
García, I., (2011). Marketing móvil: una nueva forma de publicidad. M-Todos, tendências e oportunidades da mobilidade digital. Barcelona. Ecossistema dos meios de comunicação no Brasil e Espanha, Versión 1, 53-57.
Jenkins, H., (2008). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York. New York University Press.
Kaplan, M.; Haenlein M., (2010). Users of the world, The challenges and opportunities of Social Media. Indiana. Business Horizons 53 (1): 59–68.
Kelsey, T., (2010). Social Networking Spaces, From Facebook to Twiter and Everything in Between. New York. Apress.
Kim, W. & Mauborgne, R. (2005). Blue Ocean Strategy. Massachusetts. Harvard Business School Press.
Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I., (2010). Marketing 3.0: from products to customers to the human spirit. New Jersey. John Wiley & Sons.
Kotler, P., Keller, K., Brady, M., Goodman, M. e Hansen, T. (2009). Marketing Management. Harlow.Pearson Education Limited.
Li, C. e Bernoff, J., (2011) Groundswell: Winning in a World Transformed by Social Technologies. Massachusetts. Harvard Business School Press.
Miller, M., (2011). Facebook for Grown-Ups. Indiana. Pearson Education, Inc..
Moffitt, S. & Dover, M., (2011). WIKIBRANDS: Reinventing Your Company in a Customer-Driven Marketplace. USA. McGraw-Hill Professional.
Núñez López, A., (2009). Será mejor que lo cuentes. Espanã. Empresa Activa.
Peri, P., (2009). Branding Corporativo. Santiago de Chile. Colección de Libros de la Empresa
Qualman, E., (2009). Socialnomics: Como os media sociais estão a transformar o modo como vivemos e como fazemos negócios. Lisboa. Editorial Presença
Salt, S., (2011). Social Location Marketing: Outshining Your Competitors on Foursquare. Indiana. Gowalla, Yelp & Other Location Sharing Sites, QUE.
Scott, D. (2010). The new rules of marketing and PR. New Jersey. John Wiley & Sons, Inc..
Scott, D. (2011). The New Rules of Marketing & PR: How to Use Social Media, Online Video, Mobile Applications, Blogs, News Releases, and Viral Marketing to Reach Buyers & PR: How to Use Social Media, Blogs. New Jersey. John Wiley & Sons.
Tapscott, D., e Williams, A., (2008). Wikinomics: How mass collaboration changes everything. London. Atlantic Books
Zarella, D. (2010). The social media marketing book. Sebastopol: O´Reilly Media Inc.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .