Interatividade: um conceito além da internet
Palabras clave:
Interatividade, internet, TV digital, comunicaçãoResumen
Entender os conceitos de interatividade, em seus níveis e utilizações, bem como a forma que ele vem sendo utilizado por diversos autores é a mola propulsora deste artigo. Além das trocas de informações, a interatividade proporciona aos interagentes, pessoas envolvidas no processo comunicacional, uma nova possibilidade: a saída de sua zona de conforto, ou apenas ponto de recepção de conteúdo, abrindo as portas para o processo de produção. Assim, os chamados receptores, através da interatividade, deixam seu papel passivo na produção e no consumo de informações, passando também a produtores. Os diversos níveis de interatividade, de maior ou menor grau, dependendo do tipo de ação, serão aqui analisados em sua área de aplicação, seja ela na internet ou na TV digital. Através de uma revisão bibliográfica, buscamos configurar essa interatividade no cenário da comunicação.Descargas
Citas
BARRÉRE, Eduardo. Interatividade. Disponível em: www.lcg.ufrj.br, acesso maio de 2013.
BAZANINI, R. e DONATO, M. Estratégias de posicionamento e disputas na implantação da TV Digital no Brasil. In: Revista Communicare.Revista de Pesquisa. Faculdade Cásper Líbero. Vol. 8, nº 2, 2º semestre de 2008, CEIP – Centro Interdisciplinar de Pesquisa. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2008.
ENZENSBERGER, H. M. Elementos para uma Teoria dos Meios de Comunicação. Rio de
Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979.
GOBBI, M. C. Nativos Digitais: Autores na Sociedade Tecnológica. IN: GOBBI, M. C.; KERBAUY, M. T. M. (orgs.). Televisão Digital: informação e conhecimento [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org.
GOSCIOLA, V. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
JENKIS, Henry. Cultura da Convergência. ALEXANDRIA, Susana (Trad.). 2ª ed. São Paulo: Editora Aleph, 2008.
MACHADO, Arlindo. Hipermídia: O labirinto como metáfora. In: DOMINGUES, Diana (Org). A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. PIGNATARI, Décio (Trad) 1964. 4ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1995.
MIELNICZUK, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias. In: LEMOS, André; PALACIOS, Marcos (Orgs.). Janelas do Ciberespaço: Comunicação e Cibercultura. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2000.
MIELNICZUK, Luciana. Interatividade como dispositivo do Jornalismo Online. Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online. UFBA. 2000. Disponível em
< http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2000_mielniczuk_interatividadedispositivo.pdf>. Acesso em: 28 de abril de 2013.
SILVA, Marco. O que é interatividade. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/263/boltec263c.htm>, acesso maio 2013
TAPSCOTT, Don. Geração digital. A crescente e irreversível ascensão da Geração Net. São Paulo: Makron Books, 1999.
TAPSCOTT, Don. Growing Up Digital. The rise of the Net Generation. McGraw-Hill, 1999.
VAN DIJK, Jan. Modelo de interatividade contextual. Disponível em: http://www.tr.wou.edu/dblink/vandijkFT.htm, acesso maio de 2013.
VITTADINI, N. Comunicar con nuevos media. In: BETTETINI, Gianfranco; COLOMBO, Fausto. Las nuevas tecnologías de la comunicación. Tradução de Juan Carlos Gentile Vitale. Barcelona: Paidós, 1995.
WILLIAMS, R. Television: technology and cultural form. Hanover: Wesleyan University Press, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .