A Grande Família: sitcom e a representação das relações familiares e amorosas
Palabras clave:
sitcom, teleficção, relações familiares e amorosasResumen
O presente artigo tem o intuito de interpretar e analisar o seriado da Rede Globo A grande família, com o objetivo de investigar o formato da teleficção estudada, comédia de situações ou comédia de costumes, e observar quais os olhares que a série constrói sobre as relações familiares e amorosas na sociedade contemporânea, por meio da representação ficcional. Trata-se de um estudo com interesse estético e comunicacional, que se dá pela análise do discurso ficcional, e ambiciona promover e ampliar o entendimento de aspectos de um importante momento da teleficção brasileira contemporânea, configurado em A grande família.Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
COSTA, Lígia Militz da. A poética de Aristóteles: mímese e verossimilhança. São Paulo: Ática, 1992 (Série Princípios; 217).
COSTA, Maria Cristina Castilho. Ficção, comunicação e mídias. Coord. Benjamim Abdala Junior, Isabel Maria M. Alexandre. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2002 (Série Ponto Futuro; 12).
DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. 2ª ed., São Paulo: Contexto, 2006.
FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. Tradução Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 1973.
FURQUIM, Fernanda. Sitcom: definição e história. Porto Alegre: FCF Editora, 1999.
GENETTE, Gérard. Discurso da Narrativa. Tradução Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega, 1980.
GUIMARÃES, Hélio. O romance do século XIX na televisão: observações sobre a adaptação de Os Maias. In: PELLEGRINI, Tânia Pellegrini; et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003. p. 91-114.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 4ª ed., São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
MACHADO, Lia Zanotta. Famílias e individualismo: tendências contemporâneas no Brasil. Interface: comunicação, saúde, educação, Botucatu, v. 5, n. 8, p.11-26, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v5n8/02.pdf >. Acesso em: 8 out. 2008.
MATTA, Roberto. da. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5ºed., Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
______. Carnavais, malandros e heróis: uma sociologia do dilema brasileiro. 3ªed., Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
MESQUITA, Samira. Nahid. de. O enredo. 2ª ed., São Paulo: Ática, 1987 (Séries Princípios).
MURARO, Rose Marie; BOFF, Leonardo. Feminino e masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças. 3ª ed., Rio de Janeiro: Sextante, 2002.
NUNES, Lauane Baroncelli. O ciúme nas relações amorosas contemporâneas. 2006. 146f. Dissertação. (Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://www.psicologia.ufrj.br/pos_eicos/pos_eicos/arq_anexos/arqteses/lauanenunes.pdf>.
Acesso em: 6 de Maio de 2009.
OTTOLINI, Vanessa. A Grande Família: o estudo dos figurinos e estereótipos de um cotidiano universal da sociedade brasileira. Projetos Experimentais.com, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2 (1), p.118-136, 1º semestre de 2008. Disponível em: <http://e-publicacoes.com/index.php/PROJETOSEXPERIMENTAIS/article/viewFile/82/71>. Acesso em: 19 de mar.
de 2009.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Moderna, 1998.
PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. A teledramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho: da tragédia ao humor – a utopia da politização do cotidiano. Revista Diálogos, Maringá, v. 5, n. 1, p.251-254, 2001. Disponível em: <http://www.dialogos.uem.br/viewissue.php?id=5>. Acesso em: 16 dez. 2008.
REIS, Carlos; LOPES, Ana. Cristina M. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo: Ática, 1988 (Série Fundamentos).
ROUDINESCO, Elisabeth. A família em desordem. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SARAIVA, Leandro; CANNITO, Newton. Manual de Roteiro, ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV. São Paulo: Conrad Editora, 2004.
SOUZA, José Carlos Aronchi de. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .