Produção de conteúdos virtuais participativos: entre a informação, o espetáculo e a manipulação

Autores/as

  • Ieda M. M. Tourinho Universidade Federal de Sergipe
  • Mauro Luciano de Araújo UFBA
  • Josette Monzani UFSCar

Palabras clave:

Jornalismo participativo, Espetáculo, Twitter

Resumen

Coberturas jornalísticas em tempo real, envio de informações do local do acontecimento a partir de plataformas móveis estão sendo postas em prática por organizações jornalísticas internacionais, nacionais e regionais. Por outro lado, há também a produção jornalística em microblogs feita por amadores, cidadãos-repórteres ou produsers, denominada jornalismo participativo e webjornalismo participativo. Assim, o artigo trabalha com duas vertentes: a primeira é questionar se a prática do cinegrafista amador é considerada notícia ou produto espetacular e se isso modifica as rotinas produtivas desses vídeos enviados pelos internautas. A segunda indicia a produção colaborativa como uma estratégia de fidelização dos clientes às empresas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-08-06

Cómo citar

M. M. TOURINHO, I.; LUCIANO DE ARAÚJO, M.; MONZANI, J. Produção de conteúdos virtuais participativos: entre a informação, o espetáculo e a manipulação. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 161–172, 2012. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/105. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Abordagens Multiplataformas

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.