COMO FAZER PARA QUE HAJA UM CURSO?
NOTAS SOBRE O ENSINO DE ROTEIRO NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p195-208Keywords:
Pedagogia do Roteiro, Cinema documentário, Artes VisuaisAbstract
O artigo aborda os objetivos e as especificidades dos cursos de roteiro nas universidades. Reflete sobre o ensino e a prática docente a partir das observações de roteiristas, artistas, filósofas e pedagogos. Aproxima a situação e o encontro intrínsecos à sala de aula às circunstâncias e potências despertadas pelo cinema documentário que tem no encontro o principal eixo de sua existência. Por fim, argumenta que a apropriação docente de alguns princípios artísticos e de certos métodos praticados por documentaristas e artistas pode ser proveitosa para a formação universitária de roteiristas.
Downloads
References
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução: Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BONITZER, Pascal. Problemas do roteiro. IN CARRIÈRE, Jean-Claude & BONITZER, Pascal. Prática do roteiro cinematográfico. Tradução de Teresa de Almeida. São Paulo: JSN Editora, 1996.
CANDIDO, Antonio. Palestra na inauguração da biblioteca. Disponível em: https://fpabramo.org.br/csbh/palestra-na-inauguracao-da-biblioteca-por-antonio-candido/ Acesso em 11 de nov. 2018.
CARRIÈRE, Jean-Claude. Prática do Roteiro & Trabalho Escolar. IN CARRIÈRE, Jean-Claude & BONITZER, Pascal. Prática do roteiro cinematográfico. Tradução de Teresa de Almeida. São Paulo: JSN Editora, 1996.
CHION, Michel. O roteiro de cinema. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Seleção e organização: César Guimarães, Ruben Caixeta. Tradução Augustin de Tugny, Oswaldo Teixeira e Ruben Caixeta. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009.
COUTINHO, Eduardo; XAVIER, Ismail; FURTADO, Jorge. O sujeito (extra)ordinário. IN: LABAKI, Amir & MOURÃO, Maria Dora (orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FAUNDEZ, Antonio; FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Tradução do texto de Antonio Faundez: Heitor Ferreira da Costa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. E-book.
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Tradução de Álvaro Ramos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. As heterotopias. Tradução: Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 edições, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. E-book.
_________. Por uma pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa São Paulo: Paz e Terra, 2011. E-book.
GAVA, Djuly. Notas de dentro sobre impressões de fora: a cidade entre (vistas). 2017. 140f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Curso de Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
GONÇALVES, Mônica H. Antes que se vuelva pedagogía: a criação de escolas como prática artística. 2019. 341f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
ILUMINADOS. Direção: Cristina Leal. Produção: Comtexto Produções. Brasil, 2007. 1 DVD.
LANCRI, Jean. Colóquio sobre a Metodologia da Pesquisa em Artes Plásticas na Universidade. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (orgs.). O meio como ponto zero. Metodologia da Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 2002, pp. 15-33.
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.
MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Tradução: Chico Marés. Curitiba: Arte & Letra, 2017.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008. E-book.
MILLER, Henry. Henry Miller on Writing. Nova York: New Directions, 1964. E-book s/d.
MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Segunda consideração intempestiva. Tradução Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
OITICICA, Hélio. Conglomerado newyorkaises. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução Lilian do Valle. Autêntica: Belo Horizonte, 2002.
_________. Atualidade de “O mestre ignorante”. Entrevistadores P. Vermeren, Laurence Cornu e Andrea Benvenuto. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, p. 185-202, abril 2003. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em 16 de dez. 2019.
RICOEUR, Paul. O único e o singular. Tradução de Maria Leonor F. R. Loureiro. São Paulo: Editora UNESP; Bélem: Editora da Universidade Estadual do Pará, 2002.
SALLES, João Moreira. Prefácio. In: LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
SILVA, Gleison Amorin. O professor-performer e a performance educacional. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
WHITMAN, Walt. Folhas na relva (edição bilíngue). Tradução de Rodrigo Garcia Lopes. São Paulo: Iluminuras, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.