MEDICALIZATION FACTORS IN DRUG ADVERTISING

A STUDY OF THE NARRATIVE CONSTRUCTION OF HEALTH IN #AGEEMMINUTES ANADOR CAMPAIGN

Authors

Keywords:

drugs advertising, medicalization society, ethics in advertising, expandid advertising

Abstract

Through discussions about medicalization of society, regulation of drugs advertising and contemporary subjectivities, medicalizing elements were investigated in the “Age in minutes” campaign (2016) of the drug Anador. Four (4) publiposts of digital influencers and celebrities posted on their personal Instagram profiles were analyzed. The scenarios of “expanded advertising” (BURROWES, 2017) or covert advertising and of association with opinion leaders involving risky products such as medicines are some justifications for this cut. As main results, there was a strong presence of emotional symbologies linked to daily happiness and a “feeling of urgency” (BAUMAN, 2008) that can function as elements of medicalization.

Key words: Drugs advertising; medicalization society; ethics in advertising; expandid advertising.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Bragaglia, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Graduação em Comunicação Social e Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Pesquisadora com ênfase em Mídia, Consumo e Ética. Coordena o grupo de pesquisa ESC - Ética na Sociedade de Consumo e o projeto de extensão Contatos: diálogos sobre Mídia, Consumo e Ética. Autora, junto a colaboradores do ESC, dos livros "Ética na Publicidade: por uma nova sociedade de consumo" (2017) e “A dissimulação da sociedade de consumo: um olhar crítico sobre estratégias de persuasão indireta no marketing” (2020, no prelo; organização também de Patrícia Burrowes).

Mirian Aranha Sampaio, Universidade Federal Fluminense

Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal Fluminense. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano, com a Dissertação "Publicidade de medicamentos e automedicação: Produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea". Integra o grupo de pesquisa ESC – Ética na Sociedade de Consumo.  

References

ABRAFARMA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REDES DE FARMÁCIAS E DROGARIAS. Abrafarma em números. 2016. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/03661a_fb59a67aa92b42bbb2651f71c99762f0.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

ANVISA – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. O que devemos saber sobre medicamentos. 2010. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33836/2501339/O+que+devemos+saber+sobre+medicamentos/f462f5a1-53b1-4247-9116-a6bcd59cae6c. Acesso em: 31 ago. 2020

______________. Resolução - RDC Nº 96. 17 dez. 2008. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/propaganda/rdc/rdc_96_2008_consolidada.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora 70, 1977.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BRAGAGLIA, Ana Paula; BASTOS, Lucas Lopes Albuquerque; ALVES, Phillipe Rabelo. Publicidade e Medicamentos. In: BRAGAGLIA, Ana Paula (org.). Ética na Publicidade: por uma nova sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017.

BRASIL. Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Diário Oficial da União., Poder Executivo, Brasília, DF, 17 dez. 1973. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5991.htm. Acesso em: 15 set. 2020.

BURROWES. Observatorio de Publicidad Expandida: Una experiencia con talleres de alfabetización en publicidad en Rio de Janeiro, Brasil. In: Mediaciones. Bogotá, Colombia, MD Uniminuto, n. 18, p. 28-38, jan./jun. 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6548232. Acesso em: 24 jul. 2020.

BURROWES, P ; RETT, L. 2016. Obs. - Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade, Revista Comum, Rio de Janeiro, FACHA, v. 17, p. 342-355. Disponível em: http://www.facha.edu.br/pdf/Comum39.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

BUENO, E.; TAITELBAUM, P. Vendendo Saúde. Brasília: ANVISA, 2008.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo: Mojoara Editorial, 200 p, 2007.

CONAR – CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. 1980. Disponível em: < http://www.conar.org.br>. Acesso em: junho de 2017.

CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Estatísticas. 2017. Disponível em: < http://www.conar.org.br>. Acesso em: janeiro de 2019.

CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Estatísticas. 2018. Disponível em: < http://www.conar.org.br>. Acesso em: janeiro de 2019.

ESTADÃO CONTEÚDO. Influenciadores dão 'jeitinho' após fim da contagem de curtidas no Instagram. Época Negócios, 21 jul. 2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/07/epoca-negocios-influenciadores-dao-jeitinho-apos-fim-da-contagem-de-curtidas-no-instagram.html. Acesso em: 18 set. 2020.

LEMOS, Raul. Pensei que hoje ficaria bem longe da cozinha. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 14 jul. 2016. Instagram: @raul_lemos. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BH2y6YABuyp/?tagged=ageemminutos. Acesso em 9 set. 2020.

ILLICH, I. A Expropriação da Saúde: nêmeses da medicina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1975.

JOHNSON, G. A. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

KANTAR IBOPE MEDIA. Investimento publicitário por setor econômico em 2014. 11 mar. 2015. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/setores-economicos-2014/. Acesso em: jun. 2020.

LEÃO, Maristela. Conheça os 7 tipos de influenciadores digitais e descubra qual se encaixa mais na sua estratégia. Rock Content, 16 abr 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/tipos-de-influenciadores/. Acesso em 05 ago 2020.

LEFÈVRE, F. O medicamento como mercadoria simbólica. São Paulo: Cortez, 1991.

NASCIMENTO, Á. C.; SAYD, J. D. Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado: isto é regulação? Physis. Rio de Janeiro, vol.15, n.2, pp. 305-328, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000200007&lng=en&nrm=iso. Acesso em janeiro de 2019.

OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) – 1946. 2020. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html. Acesso em: 10 ago. 2020.

MATOS, Renata. O que é marketing de influência e como ele pode ajudar a sua estratégia digital? Rock Content, 23 ago. 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-influencia/. Acesso em 17 set. 2020.

MEIO & MENSAGEM. Marketing, 29 set. 2017. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2017/09/29/conar-notifica-bruna-marquezine-pela-segunda-vez.html . Acesso em: 10.09.20.

MEIRELLES, Maurício. Aí tu acorda e tá com uma rave dentro da tua cabeça. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 14 jul. 2016. Instagram: @maumeirelles. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BH2B0tuhFsE/?tagged=ageemminutos. Acesso em 9 set. 2020.

SATO, M. K. de S. A propaganda e a publicidade de medicamentos e a informação ao consumidor. Revista de Direito Sanitário. São Paulo: vl.3, n.3, pp.89-115, nov. 2002.

SOUZA, Fernanda. Deixar de malhar por causa de uma dor de cabeça? Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 9 jun. 2016. Instagram: @fernandasouzaoficial. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BGcwlJ8hfmX/?tagged=ageemminutos. Acesso em: 9 set. 2020.

TRÍPOLI, Mariana; RODEMBUSCH, Rodrigo. A publicidade paga no Instagram: um estudo das postagens da influenciadora digital Thaynara OG. In: XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 2019, Porto Alegre. Anais eletrônicos… Porto Alegre: Centro Universitário Ritter dos Reis, 2019. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-1026-1.pdf. Acesso em 11 jun 2020.

Published

2020-12-21

How to Cite

BRAGAGLIA, Ana Paula; ARANHA SAMPAIO, Mirian. MEDICALIZATION FACTORS IN DRUG ADVERTISING: A STUDY OF THE NARRATIVE CONSTRUCTION OF HEALTH IN #AGEEMMINUTES ANADOR CAMPAIGN. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 123–148, 2020. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/539. Acesso em: 14 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde

Similar Articles

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.