JOURNALISM IN COVID-19 TIMES

FACT-CHECKING IN BRAZIL AND PORTUGAL DURING THE FIRST 90 DAYS OF PANDEMIA

Authors

Keywords:

Fake News, Internet, Coronavirus, Journalism, Content Analysis

Abstract

In this paper we proceed from an initial research regarding fact-checking in the two most accessed news portals in Brazil and Portugal, which have specific pages for checking content, named, respectively, Fato ou Fake and Polígrafo. The study covers the first ninety days after the World Health Organization (WHO) declared a coronavirus pandemic status. Through the Content Analysis in a qualitative and quantitative way it was possible to perceive the particularities in the work carried out by similar vehicles, located in two Portuguese-speaking countries, but with different situations regarding the confrontation of COVID-19 - especially regarding the political-ideological influence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Patatt, Universidade da Beira Interior

Nasceu em 1988, na cidade de Arroio do Tigre, Rio Grande do Sul, Brasil. É bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ - Brasil), pós-graduada em Jornalismo Esportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Brasil) e aluna do Mestrado em Jornalismo da Universidade da Beira Interior (UBI – Portugal). Tendo uma carreira bastante focada em televisão, dentre outras atividades, foi repórter e apresentadora nos canais RBS TV (afiliada da Rede Globo), TV Record e Fox Sports, assim como Coordenadora de Jornalismo na TVE. Suas pesquisas tem ênfase em questões como as Fake News, a Comunicação no Esporte e também a informação no ambiente digital. Atualmente trabalha com produção de conteúdo para empresas dos mais variados segmentos, tanto brasileiras quanto portuguesas, e ministra cursos de Jornalismo Esportivo para estudantes brasileiros.

Fernando Jesus Da Rocha, Universidade da Beira Interior

Nascido em 1983, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, é bacharel em Administração pelo Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca - Brasil), Pós-Graduado em Comunicação e Marketing pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac - Brasil), Mestre em Comunicação Estratégica pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal) e Doutorando em Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal). É um dos idealizadores da primeira revista com abordagem exclusivamente desportiva na região metropolitana de Porto Alegre (Bola em Jogo), tendo também significantes trabalhos nas áreas de assessoria política e desportiva. Possui publicações científicas acerca de estratégia e vantagem competitiva, participações em congressos, abordando marketing digital e implicações sociais, rádio expandido e alcance de Podcasts, e foco especial em produções acerca de Storytelling, Convergência de Mídias e Transmídia.

References

ALLCOT, Hunt & GENTZKOW, Matthew. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, Pittsburgh: American Economic Association, v. 31, n. 2. 2017. Disponível em: https://web.stanford.edu/~gentzkow/research/fakenews.pdf. Acesso em: 08 mar. 2020.

AMARAL, Inês, BRITES, Maria José & CATARINO, Fernando. A Era Das “Fake News”: O Digital Storytelling Como Promotor Do Pensamento Crítico. Journal of Digital Media & Interaction, v.1, n. 1. 2016. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/8949/2018_Brites_Amaral_Catarino_AEraDasFakeNews.pdf?sequence=1. Acesso em: 02 mar. 2020.

BAKIR, Vian. & MCSTAY, Andrew. Fake News and The Economy of Emotions: Problems, causes, solutions. Digital Journalism, v. 6, n. 2, 154–175. 2018. Disponível em: http://doi.org/10.1080/21670811.2017.1345645 . Acesso em: 02 mar. 2020.

BERKOVITZ, Dan. & SCHWARTZ, David Asa. Miley, CNN and the onion: When fake news becomes realer than real. Journalism Practice, v. 10, n. 1, 1–17. 2016. Disponível em: http://doi.org/10.1080/17512786.2015.1006933. Acesso em: 06 mar. 2020.

BRAGA, Renê Morais da Costa. A indústria das fake news e o discurso de ódio. In: PEREIRA, Rodolfo Viana (Org.). Direitos políticos, liberdade de expressão e discurso de ódio: volume I. Belo Horizonte: Instituto para o Desenvolvimento Democrático, 2018. p. 203-220.

CANAVILHAS, J. M. M. Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para a mudança. Comunicação e Sociedade, v. 9, n. 10, p. 113-119, 20 dez. 2012.

CÂNDIDO, Camila da Silva, COELHO, Carla Guarnieri, MAKSÍMIO DE SOUZA, Bianca Maria, & STADLER, Rita de Cássia. Análise Crítica de Mitos Alimentares da Cultura Popular Brasileira. 2011. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/104638020/ANALISE-CRITICA-DE-MITOS-ALIMENTARES-DA-CULTURA-POPULAR-BRASILEIRA. Acesso em: 27 mar. 2020.

CARDOSO, Gustavo & CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede Do Conhecimento à Acção Política. 2005. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/sociedade-em-rede-do-conhecimento-%C3%A0-ac%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica. Acesso em: 27 mar. 2020.

DAL-FARRA, Rossano André & LOPES, Paulo Tadeu Campo. Métodos Mistos de Pesquisa em Educação: pressupostos teóricos. Nuances: Estudos Sobre Educação, v. 24, n. 3, 67-80. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2698. Acesso em: 12 mar. 2020.

DE BRUM, Juliana. A Hipótese do Agenda Setting: Estudos e Perspectivas. Razón Y Palabra, v. 35. 2003. Disponível em: https://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n35/jbrum.html. Acesso em: 19 mar. 2020.

DEUZE, Mark & WITSCHGE, Tamara. Beyond journalism: Theorizing the transformation of journalism. Journalism: Theory, Practice & Criticism, v. 19, n. 2, 165-181. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1464884916688550. Acesso em: 09 mar. 2020.

FORTUNATO, Ederli. Guerra dos Mundos | 75 Anos da Falsa Invasão Marciana. The Enemy. 2013. Disponível em: https://www.theenemy.com.br/games/orson-welles-e-a-iguerra-dos-mundosi-65-anos-de-uma-farsa. Acesso em: 24 mar. 2020.

FRIAS FILHO, Otávio. Dossiê pós-verdade e jornalismo. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146576/140222. Acesso em: 22 mar. 2020.
HESPANHA, António Manuel. O caleidoscópio do direito. Coimbra: Almedina, 2009.

ITAGIBA, Gabriel. “Fake news” e Internet: esquemas, “bots” e disputa pela atenção. Disponível em: https://itsrio.org/wp-content/uploads/2017/04/v2_fake-news-e-internet-bots.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.

Levy, Pierre. Cibercultura. Ed. 34. 2010.

PUCCI, Rodrigo de Toledo. Apuração e checagem de boatos na web: o caso do E-farsas.com. 2016. Monografia – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.

SCHMITZ, Aldo Antônio. Classificação das fontes de notícias. 2011. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/schmitz-aldo-classificacao-das-fontes-de-noticias.pdf. Acesso em: 17 mar. 2020.

SECCON, Rodrigo. Portais de Notícias: as gerações do jornalismo na web e a convergência de mídias. 2009. Disponível em: http://www.fappr.pr.gov.br/arquivos/File/projetos04-2009/16954-Anais.pdf#page=24. Acesso em: 17 mar. 2020.

Published

2020-12-21

How to Cite

PATATT, C.; DA ROCHA, F. J. JOURNALISM IN COVID-19 TIMES: FACT-CHECKING IN BRAZIL AND PORTUGAL DURING THE FIRST 90 DAYS OF PANDEMIA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 67–80, 2020. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/503. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde