TRÊS OLHARES BAKHTINIANOS: O CINEMA BRASILEIRO GROTESCO-CARNAVALIZADO
Keywords:
Bakhtin, Carnivalization, Brazilian Cinema, GrotesqueAbstract
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do cinema brasileiro contemporâneo sob o prisma do repertório teórico do russo Mikhail Bakhtin focando em dois conceitos-chave: a carnavalização e o grotesco. A partir de uma releitura do universo de Bakhtin, aproximamos esses dois conceitos na formulação do grotesco-carnavalizado para, em seguida, experimentar sua aplicabilidade no cinema brasileiro, notadamente em três filmes: A Marvada Carne, de André Klotzel, Carlota Joaquina, princesa do Brasil, de Carla Camurati, e Amélia, de Ana Carolina.
Downloads
References
ALMEIDA, J. Marvada carne: uma comédia caipira. In: SOARES, M.; FERREIRA, J. A História vai ao cinema: vinte filmes comentados por historiadores. Rio de Janeiro: Record, 2001.
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
________________. A Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1993.
BARROS, D. Dialogismo, Polifonia e Enunciação. In: BARROS, D.; FIORIN, J. (orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: EDUSP, 2003.
CAÑIZAL, E. Breves anotações sobre a carnavalização e alguns de seus disfarces em dois filmes latino-americanos: Como água para chocolate e Carlota Joaquina. Significação. n° 24. SP: Anna Blume Ed., 2005.
Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. v.4. Lisboa: Editorial Verbo, 1966.
FAVERO, L. Paródia e Dialogismo. In: BARROS, D.; FIORIN, J. (orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: EDUSP, 2003.
HUGO, V. Do Grotesco ao Sublime. Tradução do “Prefácio de Cromwell”. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.
JOHNSON, R. Carnivalesque Celebration in Xica da Silva. In: JOHNSON, R.; STAM, R. (orgs). Brasilian Cinema. Nova Iorque: Columbia University Press, 1995.
KAYSER, W. O Grotesco. São Paulo: Editora Perspectiva, 1986.
LABAKI, A. A (re)descoberta do (cine)Brasil. Revista Teoria e Debate, nº 31 - abril/maio/junho de 1996. Disponível em https://teoriaedebate.org.br/1996/04/02/a-redescoberta-do-cinebrasil/ Acesso em 10/10/2018.
MOTT, L. Escravidão, Homossexualidade e Demonologia. São Paulo: Ícone, 1988.
NAGIB, L. O cinema da retomada: depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo: Ed. 34, 2002.
SODRÉ, M.; PAIVA, R. O Império do Grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
STAM, R. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.
VAINFAS, R. Carlota: caricatura da História. In: SOARES, M.; FERREIRA, J. A História vai ao cinema: vinte filmes comentados por historiadores. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.