O HUMOR DE CHICO ANYSIO NAS PROPAGANDAS DA HAVAIANAS NAS DÉCADAS DE 1960 A 1980
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.019Keywords:
Propaganda, Audiovisual, Humor, Havaianas, Chico AnysioAbstract
Objetivo desse trabalho é identificar se a marca Havaianas conduziu o padrão de humor em suas propagandas protagonizadas por Chico Anysio, ou se foi Chico Anysio quem determinou a abordagem humorística nos comerciais da marca. Tendo como base as teorias do humor criadas por Bergson, e como corpus os comerciais da Havaianas entre as décadas de 1960 e 1980, comparados com outros comerciais da mesma época, porém de diferentes marcas e linguagens. Constatamos que o humor de Chico tem de fato, relação com a marca Havaianas e foi utilizado em sua originalidade como humor de mercado.
Downloads
References
ALMEIDA, João Daniel Lima de. História do Brasil. Brasília: Funag, 2013. 595 p.
ANYSIO, Chico. Sou Francisco. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. 184 p.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre significação da comicidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1940. (1). Tradução por Zahar Editores, 1983.
FREUD, Sigmund. Jokes and Their Relation to the Unconscious, Standard Edition of the Complete Works of Sigmund Freud, ed. James Strachey, London: Vintage, vol. 8, 2001.
JONES, John Philip. A Publicidade Como Negócio. São Paulo: Nobel, 2002.
MAGER, Gabriela B. Havaianas, por que todo mundo usa? O espaço social da marca e o design na contemporaneidade. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011.
MORIN, Violette. 1966. L'histoire drole. Communications. 8. 102-119. Rpt. in: L'analyse structurale du recit. Communications.· 8. Paris: Seuil. 1981.
MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Séc XX: neurose. 9.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, 202 p.
MORREALL, J. (Ed.). The philosophy of laughter and humor. Albany, NY: State University of New York Press, 1987.
RASKIN, V. Semantic mechanisms of humor. D. Reidel: Dordrecht, 1985.
REGO, Walquíria Leão. Aspectos teóricos das políticas de cidadania: uma aproximação ao Bolsa Família. In: Lua Nova, São Paulo, p. 147-185, 2008, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n73/n73a07.pdf
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética. 5ª Edição, Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2002.
STOTT, Andrew. Comedy: The New Critical Idiom. Nova York: Routledge, 2005. 165 p.
TABACARU, Sabina. Uma visão geral das Teorias do Humor: aplicação da Incongruência e da Superioridade ao sarcasmo. Trad. Douglas Rabelo de Sousa, Maria Gabriela Rodrigues de Castro, Winola Weiss Pires Cunha, Filipe Mantovani Ferreira. EID&A - REEIDA, Ilhéus, n. 9, p. 115-136, dez. 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.