“Is This The Bronx?”: meios, mediações e a série “The Get Down” na Netflix

Authors

  • Rômulo Vieira da Silva UFF
  • Thiago Pereira Alberto UFF

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901009

Keywords:

Cultura digital, ficção seriada, mediação, netflix, hip-hop.

Abstract

Este artigo discorre sobre a representação audiovisual do Hip-Hop. A análise centra-se na série "The Get Down" da Netflix. Apresenta-se aqui um breve histórico das mediações estereotipadas do negro no cinema, além de certos tensionamentos que moldam a imagem do Hip-Hop. Um exame que evidencia a marginalização midiática e a simplificação das múltiplas convergências identitárias que modelam o negro e a manifestação. Considerando que a produção audiovisual apresenta a expressão cultural de forma docilizada e introduz outra forma de representar o negro, argumenta-se que a série parece propor uma relativização dos modelos historicamente cristalizados do Hip-Hop.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rômulo Vieira da Silva, UFF

Mestrando em Comunicação (PPGCOM/UFF) e membro do Laboratório de Cultura Urbana, Lazer e Tecnologias (LabCULT/UFF).

Thiago Pereira Alberto, UFF

Doutorando em Comunicação (PPGCOM/UFF) e membro do Laboratório de Cultura Urbana, Lazer e Tecnologias (LabCULT/UFF).

References

CHANG, Jeff; HERC, Kool. Can't stop won't stop: a history of the Hip-Hop culture. New York: St. Martin's Press, 2006.

COOK, Pam. Baz Luhrmann. Londres: Palgrave, 2010.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HALL, Stuart. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

HALLINAN; Blake, STRIPHAS, Ted. Recommended for you: the Netflix prize and the production of algorithmic culture. Londres: Saga, 2014.

HIPHOP Evolution. Direção: Darby Wheeler. Produção: Darby Wheeler, Sam Dunn e Scot McFadyen. Toronto: HBO Canada, 2016. Streaming (180 min).

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão. São Paulo: Editora Aleph, 2014.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

LEAL, Sergio. Acorda Hip-Hop: despertando um movimento em transformação. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2005

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Cia das Letras, 1995

OLSON, Debbie. Black children in Hollywood cinema: Cast In Shadow. Londres. Palgrave, 2017

PEREIRA DE SÁ, Simone. Em busca dos rastros e das materialidades das cenas virtuais. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Manaus: INTERCOM, 2013.

RAMSEY, Guthrie. Race music: black cultures from bebop to Hip-Hop. Berkeley: University of California Press, 2003.

ROSE, Tricia. Black noise: rap music and black culture in contemporary America. Kindle Edition, 2014.

STRANGELOVE, Michael. Post-tv: piracy, cord-cutting, and the future of television. Toronto: University of Toronto Press, 2015

WOLFF, Michael. Televisão é a nova televisão. Globo Livros: São Paulo, 2015.

Published

2018-06-22

How to Cite

VIEIRA DA SILVA, Rômulo; PEREIRA ALBERTO, Thiago. “Is This The Bronx?”: meios, mediações e a série “The Get Down” na Netflix. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 143–160, 2018. DOI: 10.4322/2179-1465.0901009. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/319. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.