RECONFIGURATION OF THE BRAZILIAN TELEJOURNALISM MARKET: REFLECTIONS BASED ON THE TECHNICAL-AESTHETIC CHANGES OF JORNAL NACIONAL

Authors

  • Denise Freitas de Deus Soares UFPI
  • Jacqueline Lima Dourado UFPI
  • Juliana Fernandes Teixeira UFPI

Keywords:

Market, Telejournalism, National Journal, Technology

Abstract

The article proposes the analysis of the processes of configuration and reconfiguration of the market in Brazilian television journalism by launching a critical look at the economic and political panorama in contemporary times, marked by the capitalist system based on technological and market transformations. Taking as observable Globo's National Journal, the corpus of analysis comprised the period from April 20, 2015 to May 2, of the same year. Such methodological option was due to the fact that it is a period that covers the before and after of the visible aesthetic changes in the program. It is hypothesized that, above all, the market aspect leads to such transformations. The analyzes will have as theoretical-methodological basis the perspectives presented by Bolaño (2004); Borelli and Priolli (2010) and Mattos (2010).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Freitas de Deus Soares, UFPI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí. Especialista em Tendências e Perspectivas do Jornalismo e em Telejornalismo pela UFPI. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFPI. É membro do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia Política e Diversidades - COMUM/UFPI. Tem como temas de interesse o mercado de TV e a Economia Política do Jornalismo.

Jacqueline Lima Dourado, UFPI

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí –PPGCOM/UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação Economia Política e Diversidades - COMUM/UFPI. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade – CEPOS. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Áreas de Interesse: Cidadania. Televisão. Indústrias Culturais. Economia Política da Comunicação.

Juliana Fernandes Teixeira, UFPI

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Salvador/Brasil) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal), por meio do regime de co-tutela entre as duas instituições. Atualmente, é pós-doutoranda na Universidade Federal do Piauí e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade - COMUM.

References

ANDRADE, Samária. Andrade. Jornalismo em mutação: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado. Teresina: EDUFPI, 2015.

BOLAÑO, Cesar. Mercado Brasileiro de Televisão. 5. ed. Sergipe: UFS, 2004.

BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério. A Televisão brasileira na era digital. São Paulo: Paulus, 2007.

BORELLI, Sílvia & PRIOLLI, Gabriel. (coords.). A Deusa Ferida. Por que a Rede Globo não é mais a campeã absoluta de audiência. São Paulo: Summus Editorial, 2000.

BRAGA, José Luiz. Constituição do campo da comunicação. In Verso e reverso, XXV(58): 62-77, janeiro-abril, 2011.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. PESQUISA BRASILEIRA DE MÍDIAS 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2015. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf. Acesso em: 22 jun. 2015.

BRITTOS, Valério Cruz. Capitalismo contemporâneo, mercado brasileiro de televisão por assinatura e expansão transnacional. Tese (Doutorado) em Comunicação. Universidade Federal da Bahia. Orient.: Sérgio Mattos. Salvador, 2001, 425 páginas.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo, 1990.

CANNITO, Newton Guimarães. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus. 2010.

CONTI, Mário Sérgio. Notícias do Planalto: a imprensa e Fernando Collor. São Paulo. Companhia das Letras, 1999.

DOURADO, Jacqueline Lima. Rede Globo. Mercado ou cidadania? 2aed. Teresina: EDUFPI, 2012.

______. (Org.). Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e jornalismo. Teresina: EDUFPI, 2013.

DOURADO, Jacqueline Lima; ANDRADE, Samária de Araújo. Caminhos cruzados do jornalismo e mercado: a produção de conteúdo do Jornal do Piauí. In: DOURADO, Jacqueline (org.). Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergência e jornalismo. Teresina: EDUFPI, 2013.

GRAMSCI, Antonio. Seletions Front the Prision Notebooks. New York. International Publishers. 1971

HERMANN, Nadja. Ética e Estética: a relação quase esquecida. EDIPURCS, Porto Alegre, 2005.

HERZ, Daniel. A história secreta da Rede Globo. “Sim eu sou o poder” Roberto Marinho. Brasília: Tchê, 1987. Disponível em: http://www.4shared.com/account/file/22991446/9ce50810/Daniel_Heiz__A_historia_secreta_da_Rede_Globo.html. Acesso em: 01 de junho de 2015.

KALIKOSKE, A. Padrões tecno-estéticos e hegemonia televisiva no Brasil. In: Anais do Congresso de Ciências da Comunicação na região sul, 11, 2010, Novo Hamburgo. São Paulo; Intercom, 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/ sul 2010 / resumos/R20-1313-1.PDF>. Acesso em: 07 jul. 2016.

MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira: uma visão econômica social e política 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Editores, 2004.

OLIVEIRA SOBRINHO, José Bonifácio de Oliveira. O livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.

OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom (Eds.). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

OLIVEIRA SOBRINHO, José Bonifácio de Oliveira. O livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.

STYCER, Mauricio. Adeus, controle remoto: uma crônica do fim da tv como a conhecemos. Arquipélago editorial, Porto Alegre, 2016.

Published

2017-07-19

How to Cite

DE DEUS SOARES, D. F.; LIMA DOURADO, J.; FERNANDES TEIXEIRA, J. RECONFIGURATION OF THE BRAZILIAN TELEJOURNALISM MARKET: REFLECTIONS BASED ON THE TECHNICAL-AESTHETIC CHANGES OF JORNAL NACIONAL. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 151–168, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/287. Acesso em: 3 jul. 2024.