The Favela: migrant narratives and future perspectives in five audiovisual productions

Authors

  • Daniele Gross ECA/USP
  • Paula Paschoalick ECA/USP

Keywords:

favela, perspectivas de futuro, produções audiovisuais brasileiras, políticas da representação, narrativas migrantes

Abstract

This proposal seeks to articulate an analysis of the migrant narratives and their perspectives proposals for the future of the Brazilian favela population in audiovisual works between the decades of 1990 and 2007, period of the commercial resumption of the cinematographic production in the country. Specifically we will analyze the film narratives of the productions: News from a Particular War, Palace II, Cidade de Deus, Cidade dos Homens (series) and Cidade dos Homens (film), in an attempt to delineate their discursive proposals about the favela and especially the perspectives of each of these works presents for this socially marginalized portion of society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniele Gross, ECA/USP

Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais e mestre (2010) em Ciências da Comunicação, ambos pela ECA/USP. Membro do grupo de pesquisa MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da USP, atua como docente de cursos de Comunicação Social.

Paula Paschoalick, ECA/USP

Mestre em Ciências da Comunicação e doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, ambos pela ECA/USP. Atua como infografista da Editora Moderna, e webmaster e programadora dos sites: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), Revista Científica Eletrônica Rumores (MIDIATO-ECA/USP), Revista Científica Eletrônica Significação (PPGMPA-ECA/USP), Revista Científica Eletrônica Rebeca (SOCINE).

References

Referências Bibliográficas

AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo: Ática, 1997.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain. Trocas, Apropriações, Pilhagens: literatura, cinema e cultura de massa. IN: _____. Narrativas Migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

HAMBURGER, Esther. Políticas da Representação: ficção e documentário em Ônibus 174. IN: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir. O Cinema do Real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

______. Violência e pobreza no cinema brasileiro recente: reflexões sobre a idéia de espetáculo. Novos Estudos. Edição 78, julho 2007.

RESENDE, Fernando. A Narratividade do discurso jornalístico – a questão do outro. Revista Rumores, 2009. Acessível em: http://200.144.189.42/ojs/index.php/rumores/article/viewFile/6799/6142

MEYER, Vick. A vida como ela é/pode ser/deve ser? O programa Aqui Agora e cidadania no Brasil. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, n. 1, 2006.

Filmografia

AQUI AGORA. Direção: Albino Castro, Dácio Nitrini. Rio de Janeiro: SBT, 1991-1997.

CIDADE DE DEUS. Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund. Rio de Janeiro: 2002.

CIDADE DOxS HOMENS. Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund. Rio de Janeiro: 2002.

CIDADE DOS HOMENS. Direção: Paulo Morelli. Rio de Janeiro: 2007.

NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR. Direção: João Moreira Salles, Kátia Lund. Rio de Janeiro: 1999.

PALACE II. Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund. Rio de Janeiro: 2000.

Published

2013-08-11

How to Cite

GROSS, D.; PASCHOALICK, P. The Favela: migrant narratives and future perspectives in five audiovisual productions. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 145–158, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/132. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Abordagens Multiplataformas