The Great Family: sitcom and the representation of family and love relationships

Authors

  • Vanessa Fernandes Queiroga Pita UFPB

Keywords:

sitcom, telefictional, familial and loving relations

Abstract

The present article aims to interpret and analyze the Rede Globo TV series A grande família, with the purpose of investigating the format of the TV series studied, situation comedy or costumes comedy, and observe what are the views that the series build upon the familial and loving relations in the contemporary society through the fictional representation. The paper intent is to develop a study with aesthetic and communicational interest, and aspired to promote and expand the understanding of aspects upon an important moment of the Brazilian telefictional production, configured in A grande família.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vanessa Fernandes Queiroga Pita, UFPB

Graduada em Comunicação Social, possui habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, onde foi bolsista PIBIC/ CNPq/UFPB durante dois anos, e mestranda do programa de Pós-Graduação em Letras, área Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba.  Atualmente, é bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e integrante, há quatro anos, do grupo de pesquisa Ficção Audiovisual e Produção de Sentido, coordenado pelo professor Dr. Luiz Antonio Mousinho Magalhães. O grupo tem o intuito de promover discussões sobre obras de ficção audiovisual, buscando uma articulação entre as teorias da narrativa, da comunicação e do cinema em interface com outras disciplinas das ciências humanas, procurando compreender os textos audiovisuais em correlação com o seu contexto social.

References

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

COSTA, Lígia Militz da. A poética de Aristóteles: mímese e verossimilhança. São Paulo: Ática, 1992 (Série Princípios; 217).

COSTA, Maria Cristina Castilho. Ficção, comunicação e mídias. Coord. Benjamim Abdala Junior, Isabel Maria M. Alexandre. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2002 (Série Ponto Futuro; 12).

DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. 2ª ed., São Paulo: Contexto, 2006.

FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. Tradução Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 1973.

FURQUIM, Fernanda. Sitcom: definição e história. Porto Alegre: FCF Editora, 1999.

GENETTE, Gérard. Discurso da Narrativa. Tradução Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega, 1980.

GUIMARÃES, Hélio. O romance do século XIX na televisão: observações sobre a adaptação de Os Maias. In: PELLEGRINI, Tânia Pellegrini; et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003. p. 91-114.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 4ª ed., São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

MACHADO, Lia Zanotta. Famílias e individualismo: tendências contemporâneas no Brasil. Interface: comunicação, saúde, educação, Botucatu, v. 5, n. 8, p.11-26, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v5n8/02.pdf >. Acesso em: 8 out. 2008.

MATTA, Roberto. da. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5ºed., Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

______. Carnavais, malandros e heróis: uma sociologia do dilema brasileiro. 3ªed., Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

MESQUITA, Samira. Nahid. de. O enredo. 2ª ed., São Paulo: Ática, 1987 (Séries Princípios).

MURARO, Rose Marie; BOFF, Leonardo. Feminino e masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças. 3ª ed., Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

NUNES, Lauane Baroncelli. O ciúme nas relações amorosas contemporâneas. 2006. 146f. Dissertação. (Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://www.psicologia.ufrj.br/pos_eicos/pos_eicos/arq_anexos/arqteses/lauanenunes.pdf>.

Acesso em: 6 de Maio de 2009.

OTTOLINI, Vanessa. A Grande Família: o estudo dos figurinos e estereótipos de um cotidiano universal da sociedade brasileira. Projetos Experimentais.com, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2 (1), p.118-136, 1º semestre de 2008. Disponível em: <http://e-publicacoes.com/index.php/PROJETOSEXPERIMENTAIS/article/viewFile/82/71>. Acesso em: 19 de mar.

de 2009.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Moderna, 1998.

PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. A teledramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho: da tragédia ao humor – a utopia da politização do cotidiano. Revista Diálogos, Maringá, v. 5, n. 1, p.251-254, 2001. Disponível em: <http://www.dialogos.uem.br/viewissue.php?id=5>. Acesso em: 16 dez. 2008.

REIS, Carlos; LOPES, Ana. Cristina M. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo: Ática, 1988 (Série Fundamentos).

ROUDINESCO, Elisabeth. A família em desordem. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

SARAIVA, Leandro; CANNITO, Newton. Manual de Roteiro, ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV. São Paulo: Conrad Editora, 2004.

SOUZA, José Carlos Aronchi de. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004.

How to Cite

FERNANDES QUEIROGA PITA, Vanessa. The Great Family: sitcom and the representation of family and love relationships. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 139–164, 2010. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/13. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 

You may also start an advanced similarity search for this article.