O OLHAR COLONIZADOR: JEAN RENOIR EM LE BLED

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p297-314

Palavras-chave:

Le Bled, Jean Renoir, colonialismo

Resumo

Este artigo propõe uma análise crítico-analítica de Le Bled (1929), de Jean Renoir, com foco na sequência do desembarque do exército francês na Argélia, no século XIX. Nosso objetivo é estudar como elementos visuais e narrativos de um movimento cinematográfico de vanguarda, o impressionismo francês, foram utilizados para servir à propaganda colonial e à exaltação do patriotismo e da força militar francesa em um território ocupado.

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Biografia do Autor

Pedro Guimarães, Unicamp

Professor Associado do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios (Instituto de Artes - Unicamp). Autor de Helena Ignez, atriz experimental (Sesc Ed., 2021) e de artigos sobre estética e história do cinema, estudos atorais e gêneros cinematográficos. Pesquisa CNPq 2 e coordenador do Grupo de estudos sobre o ator no audiovisual (GEAs - Unicamp).

Rafael do Amaral Reis, Unicamp

Mestrando em Multimeios no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); crítico de cinema e jornalista; escreve em palavrasdecinema.substack.com; é autor do livro 100 Grandes Filmes…, co-autor de Uma jornada pelo cinema: anos 1950 e co-editor de História(s) do cinema (ProEEC - Unicamp); ministrou cursos e workshops sobre cinema em diferentes instituições como Sesc, Senac e TVTEC.

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

GUIMARÃES, Pedro; DO AMARAL REIS, Rafael. O OLHAR COLONIZADOR: JEAN RENOIR EM LE BLED. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 16, p. 297–314, 2025. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2025v16p297-314. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/873. Acesso em: 4 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos