AVALIANDO A INFLUÊNCIA ORGANIZACIONAL DIGITAL USANDO UM ROBÔ
EXPERIMENTO COMPARATIVO A PARTIR DE MODELOS DE GERAÇÃO DE LINGUAGEM NATURAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p105-123Palavras-chave:
Influência digital, inteligência artificial, chatGPTResumo
O artigo explora pesquisas realizadas nos âmbitos acadêmico e prático sobre influência digital. Descreve uma prova de conceito de um modelo de avaliação de influência digital, a partir da utilização da plataforma de inteligência artificial generativa ChatGPT. Usando técnicas de prompt design se construiu um índice com métricas relacionadas ao objetivo proposto automatizando uma parte da análise. Um estudo comparativo entre as métricas sugeridas pelo robô e construtos teóricos reconhecidos na área, indicou possibilidade de integração entre metodologia tradicional e abordagem apresentada. O experimento identificou ganhos de produtividade e capacidade de lidar com volume de dados, ressaltando que a revisão humana segue fundamental.
Downloads
Referências
DOS SANTOS, Márcio Carneiro. A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação. Organicom, v. 16, n. 31, p. 145-157, 2019.
DOS SANTOS, Márcio Carneiro. Inteligência híbrida e análise de sentimentos: integrando curadoria humana e coleta de dados automatizada para avaliar a comunicação de governo.Conexão-Comunicação e Cultura, v. 17, n. 33, 2018.
DOS SANTOS, Márcio Carneiro. Internet das Coisas e sistemas inteligentes no jornalismo: o conceito de presença diluído entre as narrativas da complexidade urbana. Comunicação & Inovação, v. 17, n. 34, p. 21-39, 2016.
DOS SANTOS, Márcio Carneiro. What I learned interviewing a robot. Notes on the experimental application of the EIAF methodology using the ChatGPT artificial intelligence tool. Hipertext.net, (26), 23-29, 2023. https://doi.org/10.31009/hipertext.net.2023.i26.
GUZMAN, Andrea L; SETH C. Lewis. 2019. Artificial Intelligence and Communication: A Human–Machine Communication Research Agenda. New Media & Society. Doi:10.1177/1461444819858691.
GUZMAN, Andrea L; SETH C. Lewis. What is human-machine communication, anyway. Human-machine communication: Rethinking communication, technology, and ourselves, p. 1-28, 2018.
JONES, Steven. Against technology: From the Luddites to neo-Luddism. Routledge, 2013.
KARHAWI, Issaaf. De blogueira a influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2020.
KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Comunicare. Edição especial de 70 anos da Faculdade Cásper Líbero. Vol. 17. p. 46-61.
LATZER, Michael et al. The economics of algorithmic selection on the Internet. In: Handbook on the Economics of the Internet. Edward Elgar Publishing, p. 395-425, 2016.
LEMOS, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia (São Paulo), p. 54-66, 2020.
LIMA JR, Walter Teixeira; VERGILI, Rafael. Digital Inclusion and Computational Thinking: New Challenges and Opportunities for Media Professionals. Information and Technology Literacy: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications, p. 759-773, 2018.
MANOVICH, Lev. El software toma el mando. Editorial UOC, 2014.
MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. Houghton Mifflin Harcourt, 2013.
MOLLMAN, Steve. ChatGPT has gained 1 million followers in a single week. Here’s why the A.I. chatbot is primed to disrupt search as we know it. Yahoo Finance, 2022. Disponível em: https://finance.yahoo.com/news/chatgpt-gained-1-million-followers-224523258.html . . Acesso em: 09 dez. 2022.
MUSIANI, Francesca. Governance by algorithms. Internet Policy Review, v. 2, n. 3, p. 1-8, 2013.
NAPOLI, Philip. The algorithm as institution: Toward a theoretical framework for automated media production and consumption. Fordham University Schools of Business Research Paper, 2013.
PEREIRA, Everaldo. Entenda o que é design de prompts. 03/2023. Site Instituto Mauá de Tecnologia. Disponível em: https://maua.br/noticias/press-releases/entenda-o-que-e-design-de-prompts. Acesso em 23/08/2023.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
REITER, Ehud; SRIPADA, Somayajulu; ROBERTSON, Roma. Acquiring correct knowledge for natural language generation. Journal of Artificial Intelligence Research, v. 18, p. 491-516, 2003.
SILVA, Tarcízio. Racismo Algorítmico em Plataformas Digitais: microagressões e discriminação em código. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LAVITS, 6., 2019. Anais Eletrônicos [...]. Disponível em: https://lavits.org/wp-content/uploads/2019/12/Silva-2019-LAVITSS.pdf . Acesso em: 06 fev. 2023.
SQUIRRA, Sebastião Carlos. A informação essencial à vida, às máquinas e à comunicação. Lumina, v. 10, n. 2, 2016a.
SQUIRRA, Sebastião Carlos. A tecnologia e a evolução podem levar a comunicação para a esfera das mentes. Revista Famecos, v. 23, n. 1, 2016.
TERRA, Carolina F. Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo. São Caetano do Sul/SP: Difusão Editora, 2021.
VEEL, Kristin. (2018). Make data sing: The automation of storytelling. Big Data & Society, 5(1), 205395171875668. DOI doi:10.1177/2053951718756686.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Terra, Márcio Carneiro dos Santos, Gisela Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.