ENGAJAMENTO MIDIÁTICO ATRAVÉS DAS CONTROVÉRSIAS ENTRE FÃS
UM ESTUDO DA LIVE DE IVETE E CLÁUDIA NO CARNAVAL DA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p126-144Palavras-chave:
Cultura de fãs, midiatização, Rede Social TwitterResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as interações dos fãs das cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte na rede social Twitter durante a transmissão da live realizada no carnaval de 2021. Através da metodologia de análise de conteúdo, foi possível detectar categorias temáticas que se configuraram a partir de elogios e controvérsias, utilizando de argumentos lógicos e emocionais para tentar obter maior adesão – ou seja, poder – dentro de uma comunidade discursiva. Foi possível inferir que estas estratégias, ainda que sejam estabelecidas para atender a uma lógica de mercado e expor marcas e outras diversas formas de publicidade, também funcionam como espaço de manifestação de dois fandoms que por momentos se unem e, por outros, criam disputas imaginadas entre as duas cantoras.
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