CONEXÕES ENTRE CULTURA POP JAPONESA, COMPLEXIDADE NARRATIVA E COMPETÊNCIA MIDIÁTICA

O CASO DE SERIAL EXPERIMENTS LAIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p275-296

Palavras-chave:

animê, cultura pop japonesa, complexidade narrativa, competência midiática

Resumo

Em um contexto de mudanças nas configurações midiáticas, a capacidade de leitura, análise e ressignificação de mensagens é essencial para a utilização consciente da mídia, que está relacionada à competência midiática. Tendo em vista a importância do fomento à competência midiática e a visível presença da cultura pop japonesa no Brasil, o presente artigo tem como objetivo analisar o animê Serial Experiments Lain (1998) sob o prisma da complexidade narrativa abordada por Mittell (2012) e Johnson (2012), relacionando-a ao desenvolvimento das dimensões da linguagem e estética propostas por Ferrés e Piscitelli (2015) em estudos sobre competência midiática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Garcia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática, no qual participa de projetos relativos à qualidade no audiovisual, literacia midiática e cultura pop asiática, com interesse especial nas produções japonesas.

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora associada na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do qual foi coordenadora (2016-2019) e é editora da Revista Lumina. Coordenadora da equipe brasileira da Rede Interinstitucional Euroamericana de Investigação sobre Competência Mediática para a Cidadania (ALFAMED).

Referências

BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: Fernão Pessoa Ramos. Teoria Contemporânea do Cinema, Volume II. São Paulo: Senac, 2005.

CAVALLARO, Dani. Cyberpunk and Cyberculture: Science Fiction and the Work of William Gibson. London, New Jersey: The Athlone Press, 2000. 258 p.

FERRÉS, Joan.; PISCITELLI, Alejandro. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. In: Lumina. Juiz de Fora, v.9, n.1, 2015, p.1-16. Disponível em: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/436. Acesso em 23 abr. 2020.

INSTINTO SELVAGEM. Direção de Paul Verhoeven. Produção de Alan Marshall. Estados Unidos: Tristar Pictures, 1992. (128 min.).

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JOHNSON, Steve. Tudo que é ruim é bom para você: como os games e a TV nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

KELLNER, Douglas. Media Culture: cultural studies, identity and politics between the modern and the postmodern. London, New York: Routledge, 1995. 357 p.

LIVINGSTONE, Sonia. What is media literacy? The London School of Economics and Politcs Science, Londres, v. 32, n. 3, p. 18-20, 2004. Disponível em: https://goo.gl/ikqvgO. Acesso em: 23 abr. 2020.

MANOVICH, Lev. Software Takes Command. Versão novembro 2008 [online]. Disponível em: www.ufjf.br/sws/files/2009/03/manovich_softbook_11_20_2008.doc. Acesso em 23 abr. 2020.

MITTELL, Jason. Complexidade Narrativa na Televisão Americana Contemporânea. In: Revista Matrizes, São Paulo, v.5, n.2, p.29-52, 2012. Disponível em: http://200.144.189.42/ojs/index.php/MATRIZes/article/viewAr ticle/8138. Acesso em: 23 abr. 2020.

RUSHKOFF, Douglas. Cyberia: Life in the Trenches of Hyperspace. Nova York: Clinamen Press Ltd, 2002. 198 p.

SCOLARI, Carlos. Transmedia Literacy: Informal Learning Strategies and Media Skills in the New Ecology of Communication. Revista Telos - Cuadernos de Comunicación e Innovación, 2016, p.1-9. Disponível em: https://goo.gl/1KtnZD. Acesso em: 23 abr. 2020.

SERIAL EXPERIMENTS LAIN. Direção de Ryūtarō Nakamura. Produção de Yasuyuki Ueda. Roteiro: Chiaki J. Konaka. Tóquio: Triangle Staff, 1998.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

GARCIA, Júlia; BORGES, Gabriela. CONEXÕES ENTRE CULTURA POP JAPONESA, COMPLEXIDADE NARRATIVA E COMPETÊNCIA MIDIÁTICA: O CASO DE SERIAL EXPERIMENTS LAIN. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 275–296, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p275-296. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/516. Acesso em: 20 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.