CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO:
CONSIDERAÇÕES, APONTAMENTOS E REFLEXÕES
Palavras-chave:
Educação, Cibercultura, EscolaResumo
Para este trabalho interessou-nos pensar nas repercussões advindas da imersão na cibercultura vivenciadas pela sociedade contemporânea, bem como lançar um olhar específico para a escola, sua conjuntura atual e constante necessidade de atualização, a fim de alcançar os estudantes e promover a ampliação das aprendizagens oriundas dos elementos da tecnologia digital. Através de uma pesquisa bibliográfica e de cunho descritivo, o artigo aponta reflexões que são apresentadas no corpus do texto e conclui que é preciso oferecer condições didáticas de qualidade, de formação para o professor e, ainda, é necessário que a escola inteira tenha intimidade com as tecnologias digitais.
Downloads
Referências
BRASIL, CGI. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2016 - Survey on the use of information and communication technologies in brazilian schools : ICT in education 2016. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: <https://cgi.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_EDU_2016_LivroEletronico.pdf> Acesso em 30.03.2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Notas Estatísticas – Censo 2017. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_Censo_Escolar_2017.pdf> Acesso em 30.03.2019.
BECHARA, Marcelo. A vez da rede móvel. In: CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação 2009 . São Paulo, 2010, pp. 81-85. Disponível em: <https://cgi.br/publicacao/a-vez-da-rede-movel/.> Acesso em 10.01.2019.
CONNELL, R.W. Pobreza e Educação. In: GENTlLI, Pablo (Org). Pedagogia da Exclusão, Crítica ao Neoliberalismo em Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p.11 – 42.
COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogia das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir e compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 47-66. Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/c3h5q/pdf/porto-9788578792831.pdf> Acesso em 30.03.2019.
COUTO, Edvaldo Souza. Vida privada na esfera pública: narrativas de corpos e sexualidades nas redes sociais digitais. Revista Entreideias, Salvador, v. 4, n. 1, p. 163-183, jan./jun. 2015a. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/8710> . Acesso em: 16.03.2019.
COUTO, Edvaldo Souza. Diálogos possíveis: em busca do diálogo entre as ciências. Alerta – Repositório Institucional UFBA, Salvador, n. 126. 2015b
DAYRREL, Juarez. (org) Múltiplos Olhares sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
LÉVY, Piérre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999a.
MONTAÑO, Sônia. A construção do usuário na cultura audiovisual do Youtube. In: Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v.24, maio, junho, julho e agosto de 2017. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/25256> Acesso em 20.03.2019.
PRETTO, Nelson De Luca. PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n.31, p.19-30, jan/abr. 2006.
______. Formação de professores exige rede!. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 20, ago. 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a10>. Acesso em: 25.03.2019.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012
YOUNG, M. Para que servem as escolas? In: Educação e Sociedade, 28, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.