Diagramas mitocríticos aplicados a produtos audiovisuais
Estudo de caso de Blade Runner
Palavras-chave:
imaginário, mitocrítica, Blade RunnerResumo
Gilbert Durand propôs, em sua teoria antropológica do imaginário, a hipótese de que os mitos são modelos matriciais das narrativas e desenvolveu uma metodologia para identificar os mitos que as orientam. Tal metodologia é composta por processos que ele denominou como mitocrítica e mitanálise. Baseado na hipótese e método propostos por Durand, este artigo desenvolve um protocolo para o mapeamento e construção de diagramas mitocríticos aplicados à análise dos imaginários das produções audiovisuais. O método é demonstrado a partir da análise do filme Blade Runner e os resultados mostram as contribuições que o método mitocrítico oferece na análise fílmica.
Downloads
Referências
BARROS, Ana Taís Martins Portanova. A saia de Marilyn: dos arquétipos aos estereótipos nas imagens midiáticas. E-compós – Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, v. 12, n. 1, jan.-abr. 2009.
_____________ . O imaginário e a hipostasia da comunicação. Comunicação, Mídia e Consumo, Escola Superior de Propaganda e Marketing, ano 10, v. 10, n. 29, set/dez. 2013.
BARTHES, Roland. A Aventura Semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
______________ . Sobre a exploração do imaginário, seu vocabulário, método e aplicações transdisciplinares. Revista Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, n. 11 (1/2), p. 243-273, 1985.
_____________ . O retorno do mito: introdução à mitodologia. Mitos e sociedades. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 1, p. 7-22, set. 2004.
_____________ . Passo a passo da mitocrítica. Revista Ao Pé da Letra, Universidade Federal de Pernambuco, v. 14, n. 2, 2012.
ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
SOARES, Rosana L.; ANAZ, Sílvio. O mesmo e o outro em Blade Runner. Tríade: Revista de Comunicação Cultura e Mídia, v.4, n. 9, 2017.
Referência fílmica
BLADE RUNNER: O CAÇADOR DE ANDROIDES (Blade Runner). Ridley Scott. Estados Unidos: The Ladd Company / Tandem Productions / Sir Run Run Shaw. 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.