O BRANDED CONTENT COMO MODELO DE NEGÓCIO:
O CASO DA AGÊNCIA RADIOWEB
Palavras-chave:
Modelo de negócio, Marketing, Branded Content, Agência RadiowebResumo
A crise financeira vivida pelos meios de comunicação têm levado empresas de comunicação a repensar seus modelos de negócio. Assim, é objetivo deste artigo, entender o modelo de negócio da Agência Radioweb, empresa brasileira com mais de 15 anos de mercado, que atua na produção de conteúdo para rádio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001) e o protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam que a Agência Radioweb possui um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne de sua estratégia comunicativa e negócio.
Downloads
Referências
AFUAH, A. Business Model Innovation: Concepts, Analysis and Cases. New York: Routledgem, 2014.
AGÊNCIA RADIOWEB. Porto Alegre, 2017. Disponível em: <http://www.agenciaradioweb.com.br/paginainicial>. Acesso em: 18 nov. 2017.
AGUADO, G. Branded content más ala del product placement en la televisión digital: advertainment y licensing. Revista del CES Felipe II, 2(8), 1-8, 2008.
ÁLVAREZ, A. Perspectiva sobre el contenido de marca. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A., NÚÑEZ, P. (Coord). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.
AMIT, R., ZOTT, C. Value creation in e-business. Strategic Management Journal. 22, 493-520, 2001.
ANDERSON, C. A cauda longa: a nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação de mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
AGUILERA, J.; BAÑOS, M. Branded entertainment: cuando el branded content se convierte en entretenimento. Madrid: ESIC, 2016.
AVELAR, K. Rádio Corporativo: o branded content como estratégia de programação, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana, Brasil, 2017.
CASADESUS-MASANELL, R., FENG, Z. Strategies to Fight Ad-sponsored Rivals. Management Science (forthcoming), 2010.
CORRAL, E. El <> como estrategia en la industria cultural del videojuego. In: Ron, Rodrigo; Álvarez, Antón, Núñez, Patrícia (Coord). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.
DEL PINO, C., CASTELLÓ, A. La comunicación publicitaria se pone de moda: branded content y fashion films. Revista Mediterránea de Comunicación, 6(1), 105-128, 2015.
DUBOSSON-TORBAY, M.; OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. E-business model design, classification, and measurements. Thunderbird International Business Review, 44 (1), 5-23, 2002.
DRUCKER, P. Management: tasks, responsibilities, practices. Nova York: Harper and Row, 1973.
FUERTES, R. <>, él primer programa de <> para padres primerizos. Ron, Rodrigo; Álvarez, Antón, Núñez, Patrícia (Coord). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca en niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.
GHAZIANI, A., VENTRESCA, M. Keywords and cultural change: Frame analysis of business model public talk, 1975-2000, Sociological Forum, 20(4), 523-559, 2005.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier. Versão Kindle, 2012.
LAMBERT, S.; DAVIDSON, R. (2013). Applications of the business model in studies of enterprise success, innovation and classification: an analysis of empirical research from 1996 to 2010. European Management Journal, Hoboken, 3 - 668-68, 2013.
LIMA, M.; SAPIRO, A.; VILHENA, J. B. e GANAGANA, M. Gestão de Marketing. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
MAGRETTA, J. Why business models matter. Harvard Business Review, 80(5), 86-92, 2002.
MAJÓN, I.; VARA-MIGUEL, A.; DÍAZ-ESPINA, C. Innovación, modelos de negocio y medición de audiencia ante los nuevos retos del marcado de la comunicación. In: CHALEZQUER, C.; AVILÉS, J. MARTÍNEZ-COSTA, M. (COORDS). Innovación y desarrollo de los cibermedios em España. Pamplona: EUNSA, p. 31-39, 2016.
NASSAR, P. Evolução da Comunicação Organizacional brasileira no contexto da administração. In: MARCHIORI, M. (Org.) Comunicação e Organizações: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, p. 307-323. v. , 2010.
OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y. Business Model Generation. New Jersey: John Wiley & sons, 2010.
OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y, TUCCI, C. Clarifying Business Model: origins, present and future of the concept. Communications of the Association of Information Systems, 16, 1-25, 2005.
PASTOR, E.; OJEDA, M.; RUEDA, M. <> juguetes y niños. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A.; NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.
PERALES, A. El marco legal del <>. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A. e NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.
REGUEIRA, J. Big Brother is dead. El día que el consumidor hizo callar a las marcas. Madrid: Editorial Esic, 2011.
REGUEIRA, J. Do Popeye a Red Bull. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A. e NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.
ROS, M. La eficacia del <> en un mundo de comunicación <>. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A. e NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.
SÁNCHEZ COBARRO, P del H. (2018). Branded content y entertainment: un impulso para las organizaciones. Revista de Comunicación de la SEECI, 45, 43-54, 2018. Disponível em:
<http://www.seeci.net/revista/index.php/seeci/article/viewFile/507/pdf_245>. Acesso em: 10 nov. 2018.
TEECE, D. Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning 43 (2-3), 172- 194, 2010.
TEECE, D. (2007). Explicating dynamic capabilities: the nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, 28(13), 1319- 1350, 2007.
TERRY, V. After marketing: How to keep customers for life through relationship Marketing. New York: McGraw-Hill, 1995.
TUR-VIÑES, V., SEGARRA-SAAVEDRA, J. <> y <>. El arte de crear contenidos y contar historias. In: RON, R.; ÁLVAREZ, A. e NÚÑEZ, P. (COORD). Bajo la influencia del branded content: efecto de los contenidos de marca em niños y jóvenes. Madrid: ESIC. Versão Kindle, 2014.
YIN, R. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.