MAURO EM CAIENA:
DO FILME-CARTA AO FILME-ENSAIO
Palavras-chave:
filme-carta, filme-ensaio, filme de família, Mauro em Caiena (filme)Resumo
Objetiva-se refletir sobre como ocorre a aproximação entre o filme-carta e os filmes de família, à luz de Mauro em Caiena (Leonardo Mouramateus, 2012), com atenção às reverberações dessa aproximação na linguagem assumida pelo filme. Partimos da hipótese de que o realizador, por meio do resgate de suas memórias e suas potencialidades de arranjo, se utiliza da linguagem ensaística para estruturar sua narrativa. Pretende-se analisar a obra com a intenção de comprovar que ela revela-se como filme-ensaio na medida em que parece assumir uma voz pessoal reflexiva por meio dessa investigação subjetiva das imagens domésticas enquanto escreve a carta fílmica.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ, Efrén Cuevas. La casa abierta, El cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos – Espanha; Ocho y Medio e DocumentaMadrid, 2010.
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio desde Montaigne e depois de Marker; Campinas – SP; Papirus, 2015.
DUBOIS, Philippe. Chris Marker: a carta e a fotografia. In: MEDEIROS, Rúbia Mércia de Oliveira (Org.). Filmes-carta: por uma estética do encontro. Caixa Cultural, 2013.
MEDEIROS, Rúbia Mércia de Oliveira. Filmes-carta: por uma (outra) estética do encontro. In: Filmes-carta: por uma estética do encontro. Caixa Cultural, 2013.
MIGLIORIN, Cezar. O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.1, jan./abr. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.