A Música Clássica como Elemento Narrativo Produtor de Sentido em Cartoons
Palavras-chave:
cartoon, imagem e som, produção de sentido, The Cat Concerto, Rhapsody Rabbit, Hungarian Rhapsody n.2Resumo
Este trabalho estuda como a música toma forma de narrativa imagética ajudando a produzir sentido em desenhos animados, através da análise dos cartoons The Cat Concerto, de Hanna Barbera, estrelando Tom & Jerry; e Rhapsody Rabbit, de Friz Freleng, estrelando Pernalonga. Ambos, de 1946, construídos sobre a “Rapsódia Húngara nº2”, de Franz Liszt, de 1847.Downloads
Referências
Artigos:
ALENCAR, M. Quando Sons e Imagens são Equivalentes. In: Sessões do Imaginário. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2007.
LANGIE, C. A Participação Afetiva no Cinema. In: Sessões do Imaginário. Disponível em: <http://caioba.pucrs.br/famecos/ojs/sitemap.php>. Acesso em: 14 jan. 2007.
SILVA, J. C. da. Sobre o Imaginário. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2007.
Dissertações:
SALLES, F. Imagens Musicais ou Música Visual: um estudo sobre as afinidades entre o som e a imagem baseadas no filme Fantasia (1940) de Walt Disney. 139f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica: Artes) – PUC/SP, São Paulo, 2002.
DVD’s:
LOONEY TUNES: Aventuras com a Turma Looney Tunes Vol. 3. Produzido por Warner Bros. DVD, color. EUA, 2005.
Livros:
AUMONT, J., et al. A Estética do Filme. São Paulo: Papirus, 1995.
BAZELON, I. Knowing the Score. New Yorke: Arco, 1975. In: CARRASCO, Ney. Sygkhronos: A Formação da Poética Musical do Cinema. São Paulo: Via Lettera: FAPESP, 2003.
BERCHMANS, T. A Música do Filme. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
CARRASCO, N. Sygkhronos: A Formação da Poética Musical do Cinema. São Paulo: Via Lettera: FAPESP, 2003.
CLAIR, R. The Art of Sound. In: MANZANO, Luiz Adelmo F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003.
DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: 34, 1992.
EISENSTEIN, S. M.; PUDOVKIN, V. I. & ALEXANDROV, G. V. A Statement. In: MANZANO, Luiz Adelmo F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003.
EISENSTEIN, S. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
GOLDMARK, D. Tunes For ‘toons: Music and the Hollywood Cartoons. EUA: University of California Press, 2005.
KENNEDY, M. Dicionário Oxford de Música. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.
LOPES, M. I. V. de. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 2001.
MANZANO, L. A. F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003.
ROSENFELD, A. Cinema: Arte & Indústria. São Paulo: Perspectiva, 2002. In: MANZANO, Luiz Adelmo F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003, pp 26-28.
SADIE, S.; TYRELL, J. The New Grove Dictionary of Music. EUA: Oxford University Press, 2001.
SADOUL, G. O Advento do Cinema Falado. In: MANZANO, Luiz Adelmo F. Som-Imagem no Cinema. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003, pp. 85-86.
SANTAELLA, L.; NOTH, W. Imagem: Cognição Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
TRAGTENBERG, L. Música de Cena. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.