ROTEIROS COMO PROMPTS
UMA EXPLORAÇÃO DE PRÉ-VISUALIZAÇÃO DE CENAS DE TITANIC COM FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p59-86Palavras-chave:
Cinema, Inteligência Artificial, TitanicResumo
Este texto questiona como Plataformas de Inteligência Artificial Generativa (IAGs) podem colaborar com a pré-visualização de cenas, parte do processo de criação de uma obra audiovisual. Para isto, selecionamos uma cena do roteiro do filme Titanic (1997) como fonte dos comandos para a geração de imagens. Utilizamos uma metodologia exploratória, revisamos a literatura compilando conceitos básicos sobre Inteligência Artificial Generativa, testamos as plataformas Stable Diffusion, Bing Image Creator e Genmo.AI e comparamos as imagens geradas com os segmentos do filme original e discutimos suas aproximações e diferenças. Como resultados, destacamos que as ferramentas forneceram resultados consistentes com os segmentos de roteiro, embora nem sempre alinhadas com o que o filme apresentou, o que indica um processo de tomada de decisões pelas IAGs, o que as coloca como ferramentas relevantes para a pré-visualização de um roteiro, embora não abstraiam a presença humana na criação das cenas.
Downloads
Referências
RAUEN, Fábio José. Influência do sublinhado na produção de resumos informativos. 1996. 200f. Tese (Doutorado em Letras/Lingüística) – Curso de Pós-graduação em Letras/Lingüística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.
ALVES, Angélica Luísa Santos da Fonseca Castro. O admirável mundo instagramável: A estetização do comportamento de consumidor no Instagram. 2021. Dissertação (Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação) – Departamento de Sociologia da Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2021. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23769.
AMARO, Marina. Leonardo Dicaprio é questionado sobre cena icônica de ‘Titanic’ e tem reação mau humorada; Brad Pitt e Margot Robbie o provocam – vem ver!. Hugo Gloss: famosos, 2019. Disponível em: https://hugogloss.uol.com.br/famosos/leonardo-dicaprio-e-questionado-sobre-cena-iconica-de-titanic-e-tem-reacao-mau-humorada-brad-pitt-e-margot-robbie-o-provocam-vem-ver/. Acesso em: 25 set. 2023.
BARD. Disponível em: https://bard.google.com. Acesso em: 26 set. 2023.
CRAWFORD, K. Atlas of AI. New Haven: Yale University Press, 2021.
ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1976.
G1. Jack poderia ter subido na porta com Rose em 'Titanic', admite James Cameron. G1: pop & art, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2023/02/03/jack-poderia-ter-subido-na-porta-com-rose-em-titanic-admite-james-cameron.ghtml. Acesso em: 23 de set. 2023.
GENMO. Meet Genmo, your new creative copilot. Disponível em: https://www.genmo.ai. Acesso em: 11 ago. 2023.
GLEBAS, Francis. Directing the story: professional storytelling and storyboarding techniques for live action and animation. Elsevier, 2009.
GOOGLE ARTS & CULTURE. Can You Find Trajan's Column in the Streets of Rome? How do you divide the Roman empire in two? With a pair of Ceasars. Google: Arts & culture. Disponível em: https://artsandculture.google.com/story/UQUxiltOiTdIWw?hl=pt. Acesso em 20 set. 2023.
GUPTA, D. DiffusionBee - Stable Diffusion App for AI Art. Disponível em: https://diffusionbee.com. Acesso em: 8 jul. 2023.
HYPENESS. Estudantes de matemática provam ‘por a + b’ que Jack não precisaria ter morrido em Titanic. HYPENESS: ciência, 2017. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2017/11/estudantes-de-matematica-provam-por-a-b-que-jack-nao-precisaria-ter-morrido-em-titanic/. Acesso em: 23 de set. 2023.
KAIBER. Bring your dreams to life Tell stories like never before with our advanced AI generation engine. Disponível em: https://kaiber.ai/. Acesso em: 11 ago. 2023.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. São Paulo: M. Books, 2005.
MEHDI, Yusuf. Create images with your words - Bing Image Creator comes to the new Bing - The Official Microsoft Blog. Disponível em: https://blogs.microsoft.com/blog/2023/03/21/create-images-with-your-words-bing-image-creator-comes-to-the-new-bing/. Acesso em: 11 ago. 2023.
MIDJOURNEY. Disponível em: https://www.midjourney.com/home/?callbackUrl=%2Fapp%2F. Acesso em: 11 ago. 2023.
MONTEIRO, Salles. Catálogo de clichês. Cotia: Ateliê Editorial, 2003.
OPAS. OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica importa
ncia-internacional-referente. Acesso em: 03 de set. 2023.
OPENAI. Introducing ChatGPT. 30 nov. 2022. Disponível em: https://openai.com/blog/chatgpt. Acesso em: 8 jul. 2023.
OPENAI. DALL·E 2. Disponível em: https://openai.com/dall-e-2. Acesso em: 11 ago. 2023b.
PATIL, Suraj; CUENCA, Pedro; LAMBERT, Nathan; VON PLATEN, Patrick. Stable Diffusion with Diffusers. Hugging Face Blog, 2022. Disponível em: https://huggingface.co/blog/stable_diffusion. Acesso em: 8 jul. 2023.
POLLEN, John Hungerford. A Description of the Trajan Column. Reino Unido: G. E. Eyre and W. Spittiswoode, and sold by Chapman & Hall, 1874.
PONIEWOZIK, James. TV’s War With the Robots Is Already Here. New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/05/10/arts/television/writers-strike-artificial-intelligence.html. Acesso em: 25 set. 2023.
RABINGER, Michael. Directing: film techniques and aesthetics. 4ª ed. Elsevier, 2008.
RICKITT, Richard. Special Effects, the history and the technique. Nova Iorque: Billboard Books, 2000.
ROMBACH, R; BLATTMANN, A; LORENZ, D; ESSER, P; OMMER, B. High-Resolution Image Synthesis With Latent Diffusion Models. In: PROCEEDINGS OF THE IEEE/CVF CONFERENCE ON COMPUTER VISION AND PATTERN RECOGNITION (CVPR), June 2022, p. 10684-10695. Disponível em: https://huggingface.co/runwayml/stable-diffusion-v1-5. Acesso em: 8 jul. 2023.
STABILITY AI. AI by the people for the people. Disponível em: https://stability.ai. Acesso em: 11 ago. 2023.
Titanic. Direção: James Cameron. Produção: James Cameron, Jon Landau. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1997. 195 min.
TIETZMANN, Roberto; PUHL, Paula Regina; MONTARDO, Sandra. Artifícios Imagéticos: representações das identidades brasileiras a partir do modelo de inteligência artificial Stable Diffusion. In: Metamorfoses sociais: tecnologias, identidades e imaginários. Porto Alegre: Editora Sulina, 2023, no prelo (atualmente).
TIETZMANN, Roberto; PUHL, Paula Regina. Um modelo de país? Visões do Brasil pelas inteligências artificiais. In: 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, PUCMinas, Belo Horizonte. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belo Horizonte: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2023.
USZKOREIT, Jakob. Transformer: A Novel Neural Network Architecture for Language Understanding. Google Research Blog, 2017. Disponível em: https://blog.research.google/2017/08/transformer-novel-neural-network.html?m=1. Acesso em 25 set 2023.
VASWANI, Ashish; SHAZEER, Noam; PARMAR, Niki. et al. Attention is all you need. Advances in neural information processing systems, v. 30, 2017. Disponível em: https://research.google/pubs/pub46201/. Acesso em: 25 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Taís de Barros, Roberto Tietzmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.