LA CASA DE PAPEL E A MÁSCARA DE DALÍ
DO TEATRO AO CINEMA E À SÉRIE DE TV
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p85-101Palavras-chave:
La Casa de Papel, Máscara de teatro, Dalí, Lecoq, SurrealismoResumo
O presente trabalho discute, com base na série de TV La Casa de Papel (Netflix, 2017-2020), criada por Álex Pina, o conceito de máscara, aspectos de sua função nas artes e as relações intertextuais tecidas pela série, ao estabelecer diálogos com movimentos artísticos e culturais, que imprimem à narrativa características que a distinguem de outras fórmulas do gênero policial. Um dos símbolos que caracterizam a série é o uso da máscara de Dalí. Para a conceituação de máscara utiliza-se Berthold (2001) e Lecoq (2010); sobre Dalí e o Surrealismo, Dalí e Halsman (1954) e Teles (1986); para composição da linguagem audiovisual, Mercado (2011).
Downloads
Referências
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. Trad. Maria Paula V. Zurawski; J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BRETON, André. Manifesto surrealista. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986. pp. 174-208.
DALÍ, Salvador; HALSMAN, P. Dali’s Mustache. 2ed. Paris: Flammarion, 1994.
FOLHA DE S. PAULO, 18/07/2019. “La Casa de Papel” volta com discurso subversivo e cita manifestações no Brasil. Disponível em: https://bit.ly/3ki1tzA Acesso em 09/10/2020.
FUNDACIÓN DALÍ. Disponível em: https://www.salvador-dali.org/es/fundacion-dali/ Acesso em 05/10/2020.
LA VANGUARDIA. “El robo de bancos como obra de arte”. Barcelona, Cultura, 07/11/2019. Disponível em: https://stories.lavanguardia.com/story/stamp/18492 Acesso em 10/10/2020.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Senac-SP/SESC SP, 2010.
MERCADO, Gustavo. O olhar do cineasta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MOEHRINGER, J. R. A plena luz. Barcelona: Duomo, 2019.
MONTAÑES, José Ángel. Fundação Gala-Dalí quer desmascarar “A Casa de Papel”. In: EL PAÍS, Cultura, 26/01/2019. Disponível em: https://bit.ly/31sW8hz Acesso em: 07/10/2020.
MOORE, Alan; LLOYD, David. V de Vingança. Barueri, SP: Panini, 2006.
NETFLIX ESPAÑA, Twitter oficial. “Parte 5: El atraco llega a su fin”. Disponível em: https://twitter.com/NetflixES/status/1289214331952025600/photo/1 Acesso em: 07/10/2020.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
VITORIO, Tamires. La Casa de Papel: além de bancos, série roubou a audiência da Netflix. In: Exame, 24/06/2020. Disponível em: https://bit.ly/2IHOb1q Acesso em: 11/10/2020.
VOVOLIS, Thanos. Acoustical masks and sound aspects of ancient greek theatre. In: Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 25, n.1/2. São Paulo: AnnaBlumme, 2012. Disponível em: https://bit.ly/35kqfbY Acesso em 09/10/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.