ESPECTATORIALIDADE COMENTADA NO YOUTUBE
UM ESTUDO COMPARADO SOBRE RECEPÇÃO DE WEBSÉRIES
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.023Palavras-chave:
Webséries, YouTube, Estudo de recepção, YouTube Data ToolsResumo
Partindo da pesquisa de Iniciação Científica sobre o YouTube desenvolvida desde 2017, este artigo objetiva detalhar a ferramenta YouTube Data Tools (YTDT) e entender as particularidades da recepção de webséries brasileiras. O YTDT é uma ferramenta desenvolvida pela Digital Methods Initiative (DMI) que coleta dados quantitativos sobre o YouTube; um dos principais objetivos do projeto de pesquisa é a exploração desta ferramenta para que mais pesquisadores brasileiros da área tenham a expertise necessária para sua utilização plena. Neste artigo, será utilizada a metodologia desenvolvida em estudos anteriores para escolher uma websérie brasileira e uma estrangeira para, em seguida, desenvolvermos uma metodologia específica para a produção de dados sobre os comentários dos capítulos das produções escolhidas. Ao fim do artigo, esperamos ter iniciado uma perfilação dos espectadores de ficção seriada no YouTube e destrinchado o funcionamento de mais uma funcionalidade do YTDT.
Downloads
Referências
BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a revolução digital. São Paulo: Aleph, 2009.
CASTRO, Daniel. Consumo de TV explode, e Globo e Record têm melhor ano desde 2011. Notícias da TV. Disponível em < https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/consumo-de-tv-explode-e-globo-e-record-tem-melhor-ano-desde-2011--16660 > Acesso em 26 de Setembro de 2018.
HERGESEL, J. P. L.. Considerações estilísticas sobre webséries brasileiras: A narrativa midiática no contexto do universo on-line. Diálogos Interdisciplinares, 3(2), 184-201. 2014.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.
MELO DA SILVA, Caio. Desbravando o universo das webséries brasileiras: Um estudo cartográfico no YouTube. In: I Congresso TeleVisões. Anais. Niterói (RJ): UFF, 2017.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Sulina, 2009.
ROMERO, Nuria Lloret; CENTELLAS, Fernando Canet. New stages, new narrative forms: The Web 2.0 and audiovisual language. Hipertext.net, n. 6, 2008. Disponível em: <https://www.upf.edu/hipertextnet/en/numero-6/lenguaje-audiovisual.html>, acesso em Setembro de 2017.
ZANETTI, Daniela. Webséries: narrativas seriadas em ambientes virtuais. Revista GEMInIS, n. 1 Ano 4, p. 69-88, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.