MACUNAÍMA, EL LORO IA, RESUELVE CRÍMENES EN PRAGA

HACIA LA VISUALIZACIÓN DE PATRONES EN NARRATIVAS DE MODELOS DE IA GENERATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p21-37

Palabras clave:

proyecto Macunaíma, IA, narrativa

Resumen

El artículo presenta el desarrollo y el análisis de los resultados del proyecto Macunaíma, un caso de aplicación de IA utilizado para la creación de guiones y storyboards que combinan narrativa, audio e imágenes generadas automáticamente. Técnicamente, se utilizaron modelos de IA para la generación de texto (ChatGPT) e imágenes (Stable Diffusion), con una interfaz web que permite la interacción del usuario. Se verificaron las dimensiones de Cohesión Temporal de la Narrativa, Cohesión Cinematográfica y Cohesión Gráfica, y se creó un prototipo de visualización de datos para identificar las narrativas generadas y las posibles mejoras de la herramienta. Se destaca la importancia de la visualización de datos en el análisis de estos modelos complejos, especialmente debido a la cantidad de información involucrada.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Schetinger, FH Skt. Pölten

Victor Schetinger possui doutorado em Ciência da Computacao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ) UFRGS, com foco em análise forense de imagens, e mestrado e graduação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi pesquisador visitante na Universidade de Florença, Itália, e PostDoc na Universidade Técnica de Vienna onde desenvolveu pesquisas interdisciplinares com visualização de informação. Atualmente, é professor e pesquisador em Computação Criativa na Universidade Aplicada de Skt. Pölten, Áustria. Suas áreas de interesse incluem transdisciplinaridade, computação visual em suas várias formas e criatividade estendida, que consiste no uso de tecnologias como inteligência artificial para a criação.

Dafne Reis Pedroso da Silva, Unochapecó

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), com Doutorado Sanduíche no Institut de recherche sur le cinéma et l'audiovisuel - Sorbonne Nouvelle - Paris III (bolsa Capes PDSE | 2012). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e Especialista em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Bacharel em Comunicação Social - habilitação jornalismo também pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), com período de intercâmbio estudantil na Escuela de Ciencias de la Información - Universidad Nacional de Córdoba (bolsa AUGM | 2003). Possui experiência em pesquisa na área da Comunicação, atuando nos seguintes temas: produção, recepção e consumo de audiovisual, metodologias de pesquisa em comunicação, oficinas de capacitação audiovisual, itinerâncias e cineclubismo. Professora da Escola de Comunicação e Criatividade e coordenadora do Bacharelado em Cinema e Mídias Digitais da Unochapecó. 

Sara Di Bartolomeo, Breda University of Applied Sciences

Edirlei Soares de Lima é Professor e Pesquisador nas áreas de Inteligência Artificial e Jogos na Breda University of Applied Sciences. Tem conduzido pesquisas nas áreas há mais de 15 anos, especialmente no desenvolvimento de novos métodos de Inteligência Artificial para Jogos e Narrativas Interativas. Possui doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Contestado (UnC). Ao longo de sua carreira, seu trabalho e pesquisa receberam diversos prêmios e menções honrosas, incluindo prêmios de melhor artigo no ICEC (International Conference on Entertainment Computing) e SBGames (Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital).

Christofer Meinecke, Universidade de Leipzig

Christofer Meinecke possui doutorado em ciências da computação pela Universidade de Leipzig, Alemanha. Atualmente, é PostDoc no "Image & Signal Processing Group", na mesma instituição, e membro do ScaDS.AI (Center for Scalable Data Analytics and AI) em Dresden/Leipzig. Seus tópicos de interesse incluem visualização de informação, visual analytics, visão computacional e suas aplicações em áreas de pesquisa como Digital Humanities, geografia e medicina.

Rudolf Rosa, Charles University

Rudolf Rosa é um linguista computacional e robopsicólogo. Estudou no Instituto de Linguística Aplicada e Formal da Charles University, em Praga, Chéquia, onde atualmente atua como pesquisador. Seu foco de pesquisa é a geração de texto usando modelos computacionais. Como parte do projeto THEaiTRE, participou da criação da primeira peça checa de teatro com um script completamente gerado por inteligência artificial. Atualmente, participa do projeto interdisciplinar "Human, Soul, AI", que explora as relações entre a humanidade, tecnologia e religião. Também trabalha em modelos interlinguísticos para análise sintática e morfológica e tradução e interpretação automática de texto.

Citas

teste

Publicado

2024-04-22

Cómo citar

SCHETINGER, Victor; DA SILVA, Dafne Reis Pedroso; DI BARTOLOMEO, Sara; SOARES DE LIMA, Edirlei; MEINECKE, Christofer; ROSA, Rudolf. MACUNAÍMA, EL LORO IA, RESUELVE CRÍMENES EN PRAGA: HACIA LA VISUALIZACIÓN DE PATRONES EN NARRATIVAS DE MODELOS DE IA GENERATIVA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 21–37, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p21-37. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/826. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier - Narrativas de IA: Tendencias en la Producción Audiovisual

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.