Viver a Vida no limiar da tela: a narrativa transmídia chega à novela

Autores/as

  • Maíra Valencise Gregolin UNICAMP

Palabras clave:

Seriado televisivo, narrativa transmidiática, telenovela, usuário gerador de conteúdo

Resumen

Este artigo propõe tomar como objeto de estudos um fenômeno que os estudiosos das relações entre mídias e sociedade denominam “narrativa transmidiática” por meio da análise do blog Sonhos de Luciana como extensão da trama da telenovela Viver a Vida. Nossa análise focaliza as estratégias utilizadas pela Rede Globo para incorporar ferramentas de produção e circulação de conteúdos na telenovela a fim de se reinventar enquanto gênero da contemporaneidade. Analisamos a narrativa transmídia como promotora de uma nova relação entre a telenovela e sua audiência, na medida em que constitui um novo espectador que passa a usuário produtor de conteúdos. Ao tomarmos o universo da telenovela Viver a Vida, procuramos refletir sobre o funcionamento e as configurações da narrativa transmídia, sob três pontos de vista: da narratividade (transformações da trama pela cooperatividade dos espectadores/usuários); do envolvimento (constituição de comunidades de conhecimento e fanfictions) e do sócioeconômico (transformações na produção e circulação de conteúdos; instalação do ativismo social pela transmídia).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maíra Valencise Gregolin, UNICAMP

Doutoranda do Departamento de Multimeios, Instituto de Artes/Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Citas

ASKWITH, D., Television 2.0: Reconceptualizing – TV as an Engagement Medium. New York University, 2003.

BARDZELL, S., WU, V., BARDZELL, J., & QUAGLIARA, N. Transmedial interactions and digital games. Proceedings of the International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology, 2007. Disponível em: http://conference.icts.sbg.ac.at/www.ace2007.org/download/p307-bardzell.pdf. Acesso em: 01 out 2010.

BECHMANN PETERSEN, A. Internet and cross media productions: Case studies in two major Danish media organizations. Australian Journal of Emerging Technologies and Society, 4(2), 94-107, 2006.

DINEHART, S. Thesis Paper, USC CNTV IMD 2006. Disponível em: http://interactive.usc.edu/members/edinehart/archives/006541.html. Acesso em: 01 jan 2010.

FERNANDES. I. Memória da Telenovela Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1997.

FORD, S. As The World Turns in a Convergence Culture, Massachusetts Institute ofTechnology, 2007.

GOMES, J., Creators of Transmedia Stories. Entrevista concedida ao site The Narrative

Design Exploratorium. Disponível em: http://narrativedesign.org/2009/09/creators-oftransmedia-stories-3-jeff-gomez/.Acesso em: 01 fev 2010.

JENKINS, H. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JOHNSON, D. Intelligent Design or Godless Universe? The Creative Challenges of World Building and Franchise Development. Franchising Media Worlds: Content Networks and The Collaborative Production of Culture, PhD Dissertation, University of Wisconsin-Madison, 2009.

LONG, G. Transmedia Storytelling: Business, Aesthetics, and Production at the Jim Henson Company. Massachusetts Institute Of Technology, 2007.

MELO, J. M. As telenovelas da Globo. São Paulo: Summus, 1988.

REIS, C.; LOPES, A.C. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

SCOLARI, C. (2008). Hipermediaciones. Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa.

SCOLARI, C. Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production. International Journal of Communication 3, 2009.

SHIAVO, M. R. Merchandising Social: as Telenovelas e a Construção da Cidadania. In: Congresso em Ciência da Comunicação, XXV, 2002, Salvador (Bahia). Trabalho apresentado no NP14-Núcleo de Pesquisa Ficção Seriada.

SRIVASTAVA, L. Transmedia Activism: Telling Your Story Across Media Platforms to Create Effective Social Change, 2009. Disponível em: http://www.mediarights.org/news//Transmedia_Activism_Telling_Your_Story_Across_Media_Platforms_to_Create_Eff/. Acesso em: 20 abr 2010

THORBURN, D. Television Melodrama. In, Adler, Richard Adler, and Douglass Cater, editors. Television as a Cultural Force. New York: Praeger, 1976.

VALENCISE-GREGOLIN, M. Mídia e Cultura: Machinima, objeto da contemporaneidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009.

ZACARIOTI, M. & COSTA, V. Telenovela e Merchandising Social: ficção e realidade. UNIrevista. v. 1, n. 3, julho 2006.

Cómo citar

VALENCISE GREGOLIN, Maíra. Viver a Vida no limiar da tela: a narrativa transmídia chega à novela. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 53–67, 2010. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/8. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.