“SÓLO LOS QUE SON FANS LO ENTIENDEN”

UN ANÁLISIS DE LA CONSTRUCCIÓN DE SIGNIFICADOS SOBRE “SER FAN” A PARTIR DE LAS NARRATIVAS DE SUJETOS PERTENECIENTES AL FANDOM ARMY

Autores/as

  • Francisca Denise Silva Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Bárbara Ellen Viana Sales Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3175-0237
  • Luana Paiva da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p145-167

Palabras clave:

Fan, K-Pop, Construcción de Significados

Resumen

En esta investigación cualitativa presentamos objetivamente las construcciones realizadas por 11 individuos pertenecientes al fandom ARMY sobre los significados de “ser fan” presentes en sus experiencias. Mediante la realización y análisis de entrevistas semiestructuradas, obtuvimos tres categorías que traducen sus representaciones: Afectos, Transformación e Identificación. Notamos que las declaraciones indican apoyo a estos individuos del grupo por los afectos que comparten, estando relacionados tanto con el fandom como con el artista. Así, existe un sentimiento de pertenencia y acogida, que permea las identificaciones entre los individuos, constituyendo lo que conocemos como comunidad y que se desarrolla a través de la transformación social.

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Biografía del autor/a

Francisca Denise Silva Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Ceará, Professora colaboradora do Masf (Mestrado em Saúde da Família) da Universidade Federal do Ceará, compõe o colegiado do Mestrado em Psicologia e Políticas Públicas e os colegiados dos cursos de Psicologia, Odontologia, Medicina, Música, e das Licenciaturas Interculturais Indígena PITAKAJA, e KUABA. Tem experiência na área de Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, representações sociais, pobreza, gênero, desigualdade, etnicidade e negritude, corpo e consumo. Coordena o LAEDDES (Laboratório de Estudos das Desigualdades & Diversidades) atuando diretamente junto às escolas públicas desde 2010.

Bárbara Ellen Viana Sales, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Durante o trajeto acadêmico, participou do projeto de monitoria "Um Estranho no Ninho: Escuta e Acolhimento", no qual atuou como bolsista no período de 2019.1 a 2021.2, também foi bolsista, em 2018.2, do projeto de extensão "Água de Chocalho", vinculado ao Laboratório de Clínica, Sujeito e Políticas Públicas (CLIPSUS) e, em 2021, atuou como bolsista do projeto de extensão "Reescrevendo Minha História", vinculado ao Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES), no qual participou durante o período de 2017 a 2022, estando incluso, também, sua participação como membro voluntário do projeto "Entre Muros: Extensão, Docência e Resistência". Participou como voluntária na pesquisa PIBIC "Não à Vida Maria", no período de 2019 a 2020. Tem interesse nas áreas de Psicologia Educacional, Psicologia Social, Psicanálise, e nos temas relacionados a Desigualdades Sociais, Juventude e Mídias Sociais. Realizou, como temática de TCC, um estudo acerca do significados de "ser fã" para sujeitos autodeclarados fãs e teve como público-alvo jovens de diversas idades que se autodenominavam fãs do grupo de música sul-coreano BTS.

Luana Paiva da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no período de 2018 a 2019. Foi monitora na disciplina Fundamentos de Anatomia para a Psicologia (2018) e na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa em Psicologia (2021). Foi membra do Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES) e da Liga de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento (LEPAC), vinculada ao Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE). Tem interesse pelas áreas: Análise do Comportamento, Psicologia Social, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Hospitalar, Neuropsicologia, e nos temas relacionados às juventudes.

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Publicado

2023-10-19

Cómo citar

SILVA VASCONCELOS, Francisca Denise; VIANA SALES, Bárbara Ellen; PAIVA DA SILVA, Luana. “SÓLO LOS QUE SON FANS LO ENTIENDEN”: UN ANÁLISIS DE LA CONSTRUCCIÓN DE SIGNIFICADOS SOBRE “SER FAN” A PARTIR DE LAS NARRATIVAS DE SUJETOS PERTENECIENTES AL FANDOM ARMY. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 145–167, 2023. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p145-167. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/755. Acesso em: 14 nov. 2024.

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