A ficção seriada diante da Convergência Tecnológica e midiática
Palabras clave:
Conteúdos ficcionais, Teledramaturgia, Convergência, Comunicação, TecnologiaResumen
O presente artigo discutirá a dinâmica da produção e geração de conteúdos narrativos ficcionais diante das convergências das tecnologias digitais e da transição da TV analógica para a Televisão Digital. O grande desafio, portanto, será abordar conteúdos narrativos que atendam a essa nova plataforma de comunicação aliando, de forma eficiente, os recursos multimídias com interatividade, distribuição e qualidade, de forma que contribua para os estudos de novas linguagens narrativas. Neste sentido, sugere uma proposta de narrativas que acompanhe a evolução das novas plataformas tecnológicas elaborando linguagem e conteúdos estéticos híbridos que suplementem a participação do espectador e expressem a diversidade cultural do país.Descargas
Citas
BALOGH, Anna Maria. O discurso Ficcional na TV. São Paulo, EDUSP, 1993.
BRITTOS, V.C. Televisão, concentração e concorrência no capitalismo contemporâneo. In: V.C. BRITTOS. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2006.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LÉVY, Pierre. O Que é Virtual?. São Paulo: Ed. 34, 1998.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: O Futuro da Narrativa no Ciberespaço. Tradução Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. Editora UNESP, ITAÚ Cultural, 2003.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
VILCHES, Lorenzo. A migração digital. São Paulo, Edições Loyola, 2003.
WEINBERGER, Davis. A nova desordem digital: os novos princípios que estão reinventando os negócios, a educação, a política, a ciência e a cultura. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .