¡CUIDADO MARGINALES! ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DE ORIGINAIS NETFLIX PARA AMÉRICA LATINA
COMUNICABILIDADE E ZONAS DE CONSUMO NA ERA DA TV TRANSNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p276-297Palabras clave:
Netflix Latinoamérica, Televisão por internet, Estratégias de Comunicabilidade, NostalgiaResumen
Análise das práticas de divulgação de Netflix junto a audiências da América Latina a partir de uma metodologia que combina análise da televisualidade com uma abordagem hermenêutica da narrativa para examinar as estratégias de comunicabilidade que sustentam um vídeo promocional da série Orange is The New Black (OITNB). A análise dá a ver um esforço de retomada da audiência por meio do recurso da nostalgia, tendo em vista um espectador capaz de reconhecer o melodrama como mediação. Concluímos que Netflix assume América Latina como um território simbólico que conforma uma zona de consumo para a qual empreende estratégias singulares.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOYM, Svetlana. The Future of Nostalgia. New York: Basic Books, 2001.
BREA, José Luis. Estudios Visuales: La Epistemología de la Visualidad en la Era de la Globalización. Madrid: Ediciones Akal, 2005.
BUTLER, Jeremy G. Television: Critical Methods and Applications. New York: Routledge, 2012.
______. Television Style. New York: Routledge, 2010.
CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. Produção televisiva e instrumentalização da nostalgia: o caso Netflix. GEMInIS. v. 8, n. 1, p.60-86, jan. / abr. 2017.
CORNELIO-MARÍ, Elia Margarita. Melodrama mexicano en la era de Netflix: algoritmos para la proximidad cultural. Comunicación y Sociedad. e7481. 2020. DOI: https://doi.org/10.32870/cys.v2020.7481
COUTINHO, Iluska Maira da Silva; ARANTES, Livia Maia Caldeira. Estilo de Vida Netflix: Uma Nova Maneira de Ver Televisão. In: Pensar Acadêmico, v. 16, n. 2, p. 257-276. Maio-agosto 2019. DOI: 10.21576/rpa.2019v17i2.329.
HERLINGHAUS, Hermann. La Imaginación Melodramática: Rasgos intermediales y heterogéneos de una categoría precaria. In: HERLINGHAUS, Hermann (ed). Narraciones Anacrónicas de la Modernidad: Melodrama e Intermedialidad en América Latina. p. 21-60. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 2002.
JENNER, Mareike. Netflix and the Re-Invention of Television. Cambridge: Palgrave Macmillan, 2018.
KELLER, Mario. Experienced Mood and Commodified Mode. In: Medien & Zeit. n.4, p. 61-71, 31 jan. 2016.
LOBATO, Ramon. Netflix Nations: The Geography of Digital Distribution. New York: New York University Press, 2019.
LOTZ, Amanda D. Portals: A Treatise on Internet-Distributed Television. MI: Michigan Publishing, University of Michigan Library, 2017.
______ The Television Will Be Revolutionized. New York, London: New York University Press, 2014.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.
______. La crisis del hermeneuta o perspectivas transdisciplinares de la modernidad. In: MARTÍN-BARBERO, Jesús;
HERLINGHAUS, Herman (eds.). Contemporaneidad latinoamericana y análisis cultural. Conversaciones al encuentro de Walter Benjamin. p. 41-62. Madrid,Frankfurt: Iberoamiericana/Vervuert, 2000.
MARTÍN-BARBERO, Jesús; MUÑOZ, Sonia. Televisión y Melodrama: Géneros y Lecturas de la Telenovela en Colombia. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 1992.
MCDONALD, Kevin; SMITH-ROWSEY, Daniel (eds.). The Netflix Effect: Technology and Entertainment in the 21st Century. New York: Bloomsbury, 2016.
MIRZOEFF, Nicholas. An Introduction to Visual Culture. London, New York: Routledge, 1999.
MITTELL, Jason. Television and American Culture. New York: Oxford University Press, 2010.
NETFLIX LATINOAMÉRICA. ¡Cuidado Marginales! (04m20s). Publicado em 16 jun. 2016. Disponível em: <https://youtu.be/jMMTN0DqRJ8>. Acesso em: 01 jul. 2020.
NETFLIX MEDIA CENTER. 2020. About Netflix. Disponível em:
<https://media.netflix.com/pt_br/about-netflix>. Acesso em: 01 jul. 2020.
NIEMEYER Katharina. Introduction: Media and Nostalgia. In: NIEMEYER, Katharina (ed.). Media and Nostalgia: Yearning for the past, present and future. p. 1-23. Palgrave Macmillan: Londres, 2014.
MITCHELL, William John Thomas. Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago: University of Chicago Press, 1994.
PERTIERRA, Anna Cristina; TURNER, Graeme. Locating Television: Zones of Consumption. London, New York: Routledge, 2013.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa 3. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
ROCHA, Simone Maria. Aruanas e a Poética Televisual na Era do Streaming. In: XXIX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, 2020, Campo Grande. Anais... Campo Grande, MS: Compós, 2020. p. 1-24.
______. Análise da Televisualidade e Proposições Sobre o Regime Estético Televisivo. In: ROCHA, Simone Maria;
FERRARAZ, Rogério (eds.). Análise da Ficção Televisiva: Metodologias e Práticas. p. 27-51. Florianópolis: Insular, 2019.
SILVA, Marcel; LOPES, Larissa. Nostalgic gestures on Brazilian television series: the case of Samantha!.Comunicación y Medios, v.29, n. 41, p. 106-116, jan. / jun. 2020. DOI: 10.5354/0719-1529.2020.56677
WOLF, Mauro. Géneros y Televisión. In: Anàlisi: Quaderns de Comunicació i Cultura, n. 9, p. 189-199, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .