PHIL COULSON E PEGGY CARTER:
DOIS AGENTES INFILTRADOS NO UNIVERSO CINEMÁTICO TRANSMÍDIA DA MARVEL
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p298-326Palabras clave:
Transmídia, Marvel, Narrativa, Phil Coulson, Peggy CarterResumen
Este artigo explora os conceitos sobre narrativas transmídia propostos por Jenkins e Scolari, analisando as personagens Phil Coulson e Peggy Carter que, além de serem agentes secretos no Universo Marvel, funcionam também como agentes transmidiáticos. A estratégia presente no Universo Cinemático da Marvel na criação de uma rede transmídia de produções proporciona uma oportunidade de observação dos elementos e contextos que permitem essa realização através das personagens originárias dos quadrinhos e que são representadas nos longas-metragens, curtas-metragens e séries de televisão. Além disso, constituem-se como elementos de ligação importantes entre as diversas narrativas da franquia.
Descargas
Citas
AGENTES da SHIELD. Direção: Joss Whedon. Produção: Garry A. Brown e Chris Cheramie. Estados Unidos: ABC Studios, Mutant Enemy Television e Marvel Television, 2013.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERTETTI, P. Transmedia Archaeology: Narrative Expansions across Media Before the Age of Convergence. In: FREEMAN, M.; GAMBARATO, R. R. (Ed.). The Routledge Companion to Transmedia Studies. New York: Routledge, 2019.
BOLTER, J. D.; GRUSIN, R. Remediation: understanding new media. 1. ed. Cambridge: MIT Press, 1999.
BRUNS, A. Produsage: Towards a Broader Framework for User-Led Content Creation. Proceedings Creativity & Cognition, v. 6, 2007.
DEMARCHI, Mary Louise. Avenging women: an analysis of postfeminist female representation in the cinematic Marvel's Avengers series. Dissertação - DePaul University - College of Liberal Arts & Social Sciences, Chicago, 2014.
FREEMAN, M.; GAMBARATO, R. R. Transmedia Studies—Where Now? In: FREEMAN, M.; RENIRA, G. R. (Ed.). The Routledge Companion to Transmedia Studies. New York: Routledge, 2019.
GAMBARATO, R. R. Transmedia Journalism: The Potencialities of Transmedia Dynamics in the News Coverage of Planned Events. In: FREEMAN, M.; GAMBARATO, R. R. (Ed.). The Routledge Companion to Transmedia Studies. New York: Routledge, 2019.
JENKINS, H. A Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, H. The Revenge of the Origami Unicorn : Seven Principles of Transmedia Storytelling. Disponível em: <http://henryjenkins.org/2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html>. Acesso em: 23 mar. 2018.
JENKINS, H. Transmedia Storytelling 101.Henrijenkins.org. 2007. Disponível em: <http://henryjenkins.org/blog/2007/03/transmedia_storytelling_101.html>. Acesso em: 23 mar. 2018.
JENKINS, H. Transmedia Storytelling: Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling. MIT Technology Review, 2003.
JUNIOR, W. C. de F. Análise de Conteúdo. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Ed.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2. ed. São Paulo: Atltas, 2005.
KENNEDY, H. W. Transmedia Games: Aesthetics and Politics of Profitable Play. In: FREEMAN, M.; GAMBARATO, R. R. (Ed.). The Routledge Companion to Transmedia Studies. New York: Routledge, 2019.
KINDER, M. Playing with Power in Movies, Television, and Video Games From Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. Los Angeles: University of California Press, 1991.
PARODY, C. E. A Theory of the Transmedia Franchise. 2011. University of Liverpool, Liverpool, 2011.
ROSENFELD, A. Literatura e Personagem. In: A Personagem de Ficção. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1968.
SANTAELLA, L. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 206–216, 2014.
SCOLARI, C. A. Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production. International Journal of Communication, Los Angeles, v. 3, p. 586–606, 2009.
SCOLARI, C. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. Austral Communicación, Pilar – Argentina, v. 2, n. 2, p. 247–249, 2013.
SCOTT, S. Modeling the Marvel Everyfan: Agent Coulson and/as Transmedia Fan Culture. Palabra Clave - Revista de Comunicación, Chía – Colombia, v. 20, n. 4, p. 1042–1072, 2017.
TOSCA, S.; KLASTRUP, L. An Experience Approach to Transmedia Fiction. In: FREEMAN, M.; GAMBARATO, R. R. (Ed.). The Routledge Companion to Transmedia Studies. New York: Routledge, 2019.
VINGADORES. Direção: Joss Whedon. Produção: Kevin Feige. Estados Unidos: Marvel Studios, 2012.
WOLF, M. J. P. Transmedial World-Building: history, conception, and construction. In: FREEMAN, M.; GAMBARATO, R. R. (Ed.). The Routledge Companion to Transmedia Studies. New York: Routledge, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .